DeVIR leva “conversatórios” e documentários a Faro, Quarteira, Loulé e São Brás

Um conversatório sobre “turismo massificado – implosão como solução?”, no dia 31 de Março, às 21h00, no Núcleo Museológico do […]

Um conversatório sobre “turismo massificado – implosão como solução?”, no dia 31 de Março, às 21h00, no Núcleo Museológico do Al-Portel, em São Brás de Alportel, ou um ciclo de documentários, com o tema “descaracterização vs identidade territorial”, com uma exibição marcada para esta quarta-feira, dia 22 de Março, às 21h30, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro, são algumas das propostas do festival “Encontros do DeVIR”. Esta iniciativa, com o mote “cidades utópicas, cidades possíveis”, decorre até dia 27 de Maio.

Este é um festival que pretende pensar o território, numa lógica de continuidade e resiliência, aliando o social ao cultural, o ecológico, o científico e político ao artístico.

Como tal, há, também, outro conversatório agendado para dia 24 de Março, às 21h30, no CAPa, e em que o tema será a “exploração de hidrocarbonetos – das chaminés nos telhados de ontem para as plataformas petrolíferas de amanhã”.

O ciclo de documentários, que tem como curador Miguel Dias, vai passar por São Brás no dia 29, às 21h00, no Museu do Trajo.

Para Abril, estão marcadas as “criações nacionais“, que juntam quatro olhares (um criador, um escritor, um ilustrador e um declamador). A primeira ocorre no dia 8 de Abril, às 21h30, no Cineteatro de São Brás, e terá teatro com Pedro Penim, texto de Miguel Castro Caldas, a ilustração em tempo real de Filipe Pinto e leitura de Afonso de Melo.

No que diz respeito aos “roteiros alternativos & itinerários subjetivos”, Gonçalo Duarte Gomes, presidente da Associação Al-Portel, é o responsável pelo roteiro pessoal e Jorge Mestre Simão pelo vídeo. De 3 a 8 de Abril, será ainda possível visitar a exposição de fotografia de Luís da Cruz no foyer deste Cineteatro.

Em Loulé, a apresentação desta criação é no dia 15 de Abril, às 21h30, no Cineteatro daquela localidade, e terá a dança da “Viagem Sentimental #1”, de Francisco Camacho, o texto “Sexto Olhar”, de Lídia Jorge, a ilustração, em tempo real, de Sara Feio, e a leitura de Susana Menezes.

Já os “roteiros alternativos & itinerários subjetivos” estarão desta vez  a cargo de Luís da Cruz e Miguel Mendes.

Luís da Cruz irá, tal como em São Brás, expor fotos no foyer daquele espaço de 11 a 15 de Abril.

Em Faro, o encontro está marcado para dia 21 de Abril, às 21h30, no Teatro das Figuras, com a dança “Neptuno”, de Rui Neto, o texto “Notas sobre uma cidade”, de Afonso Cruz, e a ilustração em tempo real de JAS.

Os roteiros são de Fernando Grade e a exposição de Luís da Cruz estará patente de 18 a 21 de Abril também no foyer. Quanto a Quarteira, por não ter um espaço próprio, estas iniciativas vão realizar-se no Cine-Teatro Louletano, no dia 29, às 21h30.

A dança será de Vera Mantero com “Pão Rico”, o texto “Desfasamento”, de Miguel Cardoso, a ilustração em tempo real de Gonçalo Pena e a leitura de Nuno Moura. Os “roteiros alternativos & itinerários subjetivos” estarão a cargo de Perigo Público e Nuno Graça, com a tradicional exposição de fotografia de Luís da Cruz a estar visitável de 25 a 29 de Abril.

Estes “Encontros do DeVIR” também terão oito “criações internacionais”, com sete delas a realizarem-se no CAPa. Assim, o espetáculo “Displacement”, de Mithkal Alzghair, da Síria, decorre no dia 5 de Maio, às 21h30, “JA Gentleman”, da coreana Maholra Company, no dia 6, à mesma hora, e “Tempo e Espaço: Os Solos de Marrabenta”, de Panaibra Gabriel Canda, de Moçambique, no dia 12, às 21h30.

A estes juntam-se “Too far East is West” (Abdilash Ningappa, Índia), no dia 19, às 21h30, Boca de Ferro (Marcela Levi & Lucía Russo, Brasil/Argentina), no dia 20, às 21h30, “SunBengSitting”, da austríaca Simon Mayer, a 26, às 21h30, também com todos a acontecer no CAPa.

“Dancing the city” (Cosmin Manolescu, Roménia) será o espetáculo diferente desta iniciativa, pois haverá um workshop de 20 a 26 de Maio, das 10h00 às 19h00, e apresentação a 27 de Maio, às 17h00… pelas ruas de Faro.

Por fim, Faustin Linyekula, do Congo, fecha este conjunto de eventos, no dia 27, às 21h30.

“Encontros do DeVIR” é organizado pelo CAPa, e conta com o apoio do 365 Algarve.

Comentários

pub