1º Festival de Piano do Algarve despede-se de Portimão com mais um grande concerto

O primeiro Festival de Piano do Algarve, a decorrer no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão – desde 18 de […]

O primeiro Festival de Piano do Algarve, a decorrer no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão – desde 18 de Fevereiro, diz adeus a Portimão no dia 8 de Abril com um recital de piano a quatro mãos, protagonizado pelos pianistas Marialena Fernandes e Ranko Markovic.

Este talentoso duo conheceu-se em Viena, onde ambos eram professores nas duas universidades de música existentes nesta cidade.

Nos seus tempos livres, começaram a tocar em conjunto e, com o decorrer do tempo, depressa se tornaram conhecidos, tanto na Áustria, como por todo o mundo onde têm tocado.

Ranko Markovic nasceu na Croácia, naturalizando-se austríaco, e Marialena Fernandes nasceu em Bombaim (Índia), tendo, como indicia o seu apelido, antepassados portugueses.

Juntos formam um duo de alta qualidade interpretativa, caracterizado pela execução primorosa do seu reportório, que vai desde Schubert a Rachmaninov.

Esta é uma formação pianística pouco comum nas salas de concertos e que não poderia deixar de estar representada num festival de piano que se pretende afirmar no panorama artístico nacional e internacional.

Assim concluirá com «chave de ouro» o 1º festival Internacional de Piano do Algarve, que, segundo a Câmara de Portimão, «se saldou por um enorme sucesso» e «voltará a realizar-se para o ano».

Este êxito ficou bem patente na adesão do público portimonense e algarvio, com salas esgotadas em quase todos os concertos do festival.

Na estreia, dia 18 de Fevereiro, a casa encheu para assistir ao Concerto para piano a quatro mãos, protagonizado por Armando Mota e Mário Laginha, espetáculo que contou com a presença do secretário de estado da Cultura.

No dia 4 de Março, o TEMPO acolheu o segundo concerto do Festival, de novo com Mário Laginha, acompanhado desta vez por Pedro Burmester, com o qual forma um dos mais conceituados duos de piano da atualidade.

No dia 11, foi a vez do pianista português António Rosado oferecer ao público uma mistura de jazz e piano clássico, a que se seguiu, no dia 18, o laureado pianista russo Alexey Sychev, que interpretou obras de Rachmaninov e Tchaikovsky, acompanhado pela orquestra filarmónica portuguesa.

Finalmente, no dia 25 de Março, foi a vez do andaluzo Borja Otero deleitar o público algarvio com o seu reportório, que combina autores clássicos e contemporâneos.

O bilhete custa 10 euros e pode ser comprado clicando aqui na bilheteira online da BOL ou na bilheteira do TEMPO (282402 475 ou 961 579 917).

O Festival de Piano do Algarve integra o “Programa 365 Algarve”, uma iniciativa financiada pelo Turismo de Portugal com coordenação da Região de Turismo do Algarve, é promovido pela Associação Arte do Sul, com direção artística do Maestro Armando Mota, e tem o apoio do Município de Portimão.

Comentários

pub