CHAlgarve assinala Dia Nacional do Doente com AVC com rastreios e ações de sensibilização

Rastreios gratuitos, palestras temáticas, workshops, ações de sensibilização e atividades ao ar livre são algumas das propostas do Centro Hospitalar […]

Rastreios gratuitos, palestras temáticas, workshops, ações de sensibilização e atividades ao ar livre são algumas das propostas do Centro Hospitalar do Algarve para assinalar esta sexta-feira, 31 de Março, o Dia Nacional do Doente com AVC.

Em Faro, o rastreio aos fatores de risco vascular tiveram início logo pela manhã, a partir das 8h00, no Jardim das Figuras, junto ao centro comercial Fórum Algarve. Também o Mercado de Santo Amaro, em Lagos, está a acolher, desde as 9h30, uma ação de sensibilização e aconselhamento sobre o AVC.

Às 11h30, no auditório da unidade de Faro do CHAlgarve, começou uma palestra sobre o tema «Acidente Vascular Cerebral – O que é? Sinais e sintomas», proferida pela médica Joana Pestana, coordenadora da Via Verde do AVC no CHAlgarve, e pela enfermeira Ana Agostinho, do Serviço de Urgência.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, e dos representantes do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, nomeadamente o seu presidente, Joaquim Ramalho, o diretor clínico, Carlos Santos, e o enfermeiro diretor, Nuno Murcho.

Estão ainda presentes a diretora do Serviço de Medicina 1 e da Unidade de AVC, Ana Lopes, e a coordenadora da Unidade de AVC, Ana Paula Fidalgo.

Além dos rastreios, das ações de sensibilização e da palestra temática, o programa contempla ainda piquenique a ter lugar no Parque de Lazer das Figuras, a partir das 13h00.

A parte da tarde, a partir das 14h30, é dedicada aos conteúdos práticos num workshop sobre «Pontos base de agilização da Via Verde do AVC», a decorrer no auditório do Hospital de Faro.

Para amanhã, sábado, dia 1 de Abril e, num programa dedicado a toda a família, está agendada uma caminhada no percurso do Parque Ribeirinho de Faro. Durante esta iniciativa ao ar livre, os profissionais de saúde irão fazer várias paragens e alertar para a importância do exercício físico.

Comentários

pub