São Brás: Projeto «Mais Viver Mais Aprender» alastrou-se a São Romão

O projeto de intervenção comunitária “Mais Viver Mais Aprender”, de São Brás de Alportel, já chega à localidade de São […]

O projeto de intervenção comunitária “Mais Viver Mais Aprender”, de São Brás de Alportel, já chega à localidade de São Romão na zona poente daquele concelho.

A primeira sessão da iniciativa, que pretende combater a solidão e responder às necessidades básicas da população sénior das áreas rurais, nesta localidade realizou-se na passada sexta-feira, dia 27 de Janeiro.

Esta é a 7ª edição do “Mais Viver Mais Aprender”, que nasceu em 2010, e resulta de uma parceria entre a Câmara de São Brás e a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde “Al-Portellus”. O projeto começou em Parises, na 4ª edição chegou ao Peral e em 2015 passou a integrar a zona da Mesquita, sempre com o objetivo de «dar mais vida aos anos».

A iniciativa constitui, assim, «uma referência na área da intervenção comunitária pelo papel que desempenha na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social, medidas fundamentais para garantir melhor qualidade de vida», considera a autarquia sãobrasense.

No mesmo âmbito, e integrado no trabalho dos serviços sociais do Município, a Câmara de São Brás lançou também o projeto “Envolve” que abrange as comunidades rurais de Alportel e Machados, com sessões de informação e atividades de animação comunitária.

«Os bons resultados alcançados ao longo das várias edições e o sucesso na concretização dos objetivos definidos, com um crescimento significativo de participantes, contribuíram para o alargamento da área de ação destes projetos que atualmente abrangem todo o território do concelho», acrescenta.

Com a organização de sessões informativas nas áreas da alimentação, saúde e segurança, de carácter regular, esta iniciativa também quer «contribuir» para manter a população melhor informada e promover a sua autonomia, reduzindo o isolamento social.

Por fim, no centro urbano de São Brás, o projeto “BEM ME QUER”, sediado no Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, promove também «bem-estar e qualidade de vida a todos quantos acorrem regulamente a este espaço de convívio e de partilha».

Comentários

pub