Livro sobre vinho e vinha de Lagoa nomeado para prémio internacional

O livro «De Vento em Pipa – Quando o Vinho e o Homem Inventaram Lagoa» foi nomeado para o prémio […]

O livro «De Vento em Pipa – Quando o Vinho e o Homem Inventaram Lagoa» foi nomeado para o prémio Best Wine Book of the Year, dos Gourmand Awards 2016. A obra da fotógrafa e investigadora de etnobotânica Susana Neves, editada pela Câmara de Lagoa, foi escolhida entre os livros editados em Portugal na fase final deste concurso internacional.

O Best Wine Book of the Year é a «única competição internacional do setor, com inscrição aberta a editores em todas as línguas e em que participam livros de 205 países», segundo a Câmara de Lagoa. A obra algarvia irá competir com as das demais nações, com o vencedores da edição e 2016 do concurso a ser divulgados a 28 e 29 de maio, numa cerimónia a ter lugar em Yantai, na China.

«Os Gourmand World Awards, conhecidos como os Óscares dos livros de cozinha, foram fundados em 1995 por Edouard Cointreau e distinguem os melhores livros de cozinha e de vinhos, editados no ano anterior em papel ou formato digital, assim como programas televisivos de culinária e na sua Gala participam todas as pessoas importantes no mundo da alimentação e dos livros: centenas de editoras, autores, chefs e jornalistas de todo o mundo», segundo a Câmara.

E apesar da decisão final ainda estar por tomar, o livro já recebeu rasgados elogios de Edouard Cointreau, presidente do júri dos prémios, que considerou o livro «uma obra-prima em português e em inglês», que acredita que «irá atrair muitos visitantes a Lagoa».

«De Vento em Pipa – Quando o Vinho e o Homem Inventaram Lagoa» foi lançado em Fevereiro de 2016, durante a Gala Lagoa Cidade do Vinho 2016, que decorreu no Pavilhão do Arade.

O livro é «uma obra de investigação que expõe magnificamente a forma como o vinho e a vinha, com determinação, foram construindo Lagoa desde a antiguidade clássica até aos nossos dias» e «aborda de forma inovadora a realidade vinícola de Lagoa», segundo a Câmara.

Além do conteúdo literário e histórico, o livro conta, ainda, com fotografias inéditas e gravuras de diferentes séculos pertencentes ao espólio da Biblioteca Nacional.

Comentários

pub