Eventos do grupo «Corridas à 6ª Feira» reuniram mais de 20 mil pessoas em 2016

Um total de 20.607 pessoas correram com o grupo «Corridas à 6ª feira» em 2016. A média de participantes, por […]

Um total de 20.607 pessoas correram com o grupo «Corridas à 6ª feira» em 2016. A média de participantes, por evento, foi de 390, sendo que no quarto trimestre do ano houve uma queda, de quase do dobro, do número de participantes face ao primeiro trimestre. Estes são alguns dos resultados anuais divulgados por este grupo, que foi criado em 2013.

Quanto à participação verificou-se que «não é a dificuldade de um percurso o principal fator que leva a uma diminuição na participação, mas, sim, as condições atmosféricas mais desfavoráveis, em particular, a chuva», explica este grupo.

No 2º semestre de 2016 verificou-se uma diminuição na participação, quando comparada com período homólogo. «Em 2015, no 2º semestre tivémos um acumulado total de 11566 presenças. Em 2016, o valor somou apenas 8606 presenças. Isto representa uma redução de 25% face ao ano anterior», refere este grupo desportivo.

Ainda assim, houve, em todo ano, 53 eventos que registaram uma participação superior a 500, onde vários eventos aconteceram «sob condições atmosféricas desfavoráveis». A iniciativa que contou menor adesão foi na aldeia da Tôr, com apenas 18 pessoas.

O concelho de Loulé é, à semelhança de anos anteriores, o concelho «mais visitado». No lado oposto, Aljezur, Lagos, Monchique, Vila do Bispo e Alcoutim «pela distância geográfica vão ficando sem visitas por ser difícil ou impossível agendar algo para as 20h30 de uma sexta-feira».

O grupo «Corridas à 6ª Feira» faz referência, ainda assim, ao facto de «promover eventos informais de corrida/marcha por todo o Algarve, alternando, todas as semanas, entre Barlavento e Sotavento, entre cidade ou campo, entre litoral ou cerros, entre fácil ou difícil».

A maior parte dos eventos, em 2016, foram realizados no «campo», com 43%. «Depois, existiu uma distribuição semelhante entre cerros (21%), Litoral (19%) ou Cidade (17%). Neste ponto, «apenas 17% foram realizados dentro do circuito urbano», diz este grupo.

«Os restantes decorreram em áreas com pouco ou nenhum tráfego automóvel, privilegiando o contacto com a natureza», acrescenta. No que diz respeito à dificuldade, 57% dos eventos foram considerados fáceis, em termos de acumulado de subida. Já 21% foram ditos como sendo difíceis, e 17% como médios. A categoria ultra ficou-se pelos 6%.

Para este ano, haverá, já marcados, os eventos «Corrida Brilhante», «Corrida Branca», «Corrida do Halloween» ou os eventos de «Vale do Lobo». Em 2016, estas iniciativas reuniram sempre entre 1500 a 2000 participantes.

Estes eventos são informais, «sem qualquer custo para os participantes, abertos a todos, de todas as idades, de todas as condições físicas». Nestas iniciativas juntam-se «três gerações da mesma família, onde se vê uma adesão cada vez maior dos mais pequenos».

«José Maria, com 86 anos, mostra que ainda se pode correr depressa e enfrentar todo o tipo de desafios», conclui o grupo «Corridas à 6ª feira».

 

Veja aqui mais fotos:

Comentários

pub