«Corridas à Sexta» já colocam mais de 300 pessoas a mexer todas as semanas

Uma média de mais de 300 participantes por sessão e mais de 592 quilómetros percorridos, em 52 corridas/caminhadas promovidas em […]

Corridas à Sexta_1Uma média de mais de 300 participantes por sessão e mais de 592 quilómetros percorridos, em 52 corridas/caminhadas promovidas em diferentes locais do Algarve. Estes são alguns números da atividade do grupo «Corridas às Sextas», relativos a 2015, que mostram a evolução deste grupo informal em apenas dois anos, tendo em conta que nas primeiras sessões, em 2013, eram pouco mais de dez os participantes.

O sucesso das «Corridas à Sexta» está ligado ao facto de não terem uma vertente competitiva. Antes pelo contrário: são eventos que podem ser desfrutados em família e juntar gerações, já que a parte do convívio é uma das premissas. Há um atleta que acompanha o grupo de forma regular com 84 anos e «cada vez mais crianças», segundo Luís Santos, um dos dinamizadores desta iniciativa .

«Estes são eventos informais, sem qualquer custo para os participantes, abertos a todos, de todas as idades, de todas as condições físicas», ilustrou. Ou seja, cada um pode andar ao seu ritmo, ou mesmo caminhar, havendo sempre percursos alternativos, mais curtos. O que é importante é que ninguém siga sozinho, nem que se tenham de formar grupos com ritmos distintos.

Estes eventos também acabam por ser uma boa desculpa para conhecer a região, já que têm lugar um pouco por todo o Algarve. Loulé foi o concelho que mais iniciativas acolheu, mas houve sessões noutros 12 concelhos da região. Em contrapartida, há municípios que nunca receberam uma corrida, nomeadamente Vila do Bispo, Monchique e Lagoa. 62% dos eventos foram realizados no Sotavento e 38% no Barlavento Algarvio.

Corridas à Sexta_2As «Corridas à Sexta» de 2015 tiveram uma média de 327 participantes por sessão, número que não inclui os eventos promovidos em conjunto com a «Let’s go Run». Nestas iniciativas especiais participou «uma média de 1500 a 2 mil pessoas».

Outros números de 2015 avançados por Luís Santos têm a ver com a dificuldade dos percursos. Os organizadores destas corridas optaram, maioritariamente, por desenhar percursos fáceis (48 por cento) e só em 6% dos casos é que se criou percursos com elevado grau de dificuldade. «No entanto, mesmo nesses eventos, a maioria optou por realizar o percurso maior a correr ou a caminhar».

Para 2016, além das habituais corridas na sexta-feira à noite, repetir-se-ão alguns os eventos especiais já promovidos este ano – “Vale do Lobo”, “Corrida Brilhante”, “Corrida Branca” e “Corrida do Halloween” a que se juntam «um evento no Zoomarine e outro no Autódromo do Algarve».

Comentários

pub