Cabo de São Vicente vai ter estátua do padroeiro do Algarve

Uma estátua em honra de São Vicente, da autoria do finlandês Richard Grahne, vai ser inaugurada no dia 22 de […]

Uma estátua em honra de São Vicente, da autoria do finlandês Richard Grahne, vai ser inaugurada no dia 22 de Janeiro, às 15h30, no Farol do Cabo de São Vicente.

«Interessado em chamar à atenção para a importância dessa grande figura», o artista fez este monumento que será colocado num «dos locais de visita mais importantes do nosso concelho e o único rochedo no Planeta com a designação desse santo», diz a Câmara de Vila do Bispo.

As honras de descerramento da placa desta estátua caberão ao presidente da Câmara de Vila do Bispo Adelino Soares e a bênção da mesma a D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve.

Richard Grahne é um «grande admirador» do território de Vila do Bispo, «particularmente no que diz respeito às antigas histórias e enigmas relacionados com São Vicente. Nesse sentido, tem investigado o culto deste antigo mártir da Igreja hispânica e publicou um trabalho acerca deste tema», revela a autarquia vila-bispense.

Esta inauguração surge no âmbito das comemorações do Feriado Municipal daquela localidade, que se celebra precisamente no dia 22 de Janeiro.

São Vicente, mártir da Igreja Cristã, é o padroeiro de Vila do Bispo e das Dioceses do Algarve e Lisboa. Em 304 foi martirizado durante a perseguição do Imperador de Roma Diocleciano. Foi sepultado em Valência (Espanha).

No ano de 779 o seu corpo foi trasladado para o lugar, que ganhou o nome de Cabo de São Vicente. No local foi construída uma capela para guardar as relíquias, que se tornou lugar de peregrinação. Em 1173, o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, mandou levar grande parte dos restos mortais de São Vicente para Lisboa, mas algumas relíquias permaneceram no Cabo de São Vicente.

No ano 1516 foi fundado o Convento de S. Vicente do Cabo, de religiosos Franciscanos, que, até 1834, acendiam fogueiras para orientação dos navios. Em 1846, após a extinção das Ordens Religiosas, no local do convento, foi construído o Farol.

Comentários

pub