Feira de Natal é novidade no programa natalício de Portimão

Uma Feira de Natal, um concerto que juntará 200 pequenos cantores de escolas portimonenses, uma visita do Pai Natal e […]

iluminacao-natal-portimaoUma Feira de Natal, um concerto que juntará 200 pequenos cantores de escolas portimonenses, uma visita do Pai Natal e dos seus ajudantes e o espetáculo Disney in Concert, no Portimão Arena, e as tradicionais iluminações natalícias são algumas das sugestões da Câmara Portimão, para celebrar esta época festiva.

De 16 a 31 de Dezembro, a Alameda da Praça da República recebe uma Feira de Natal, uma novidade em relação a anos anteriores, onde se reunirão 20 expositores de artesanato, madeira e gastronomia e onde serão dinamizadas diversas iniciativas.

Uma delas é o concerto que será protagonizado por duas centenas de alunos do Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, que vão interpretar canções de Natal, de várias nacionalidades. O coro, compostos por alunos do pré-escolar ao 2º ciclo, é dirigido pelo professor Francisco Balancho. A chegada do Pai Natal com os seus duendes (dia 16, 11h30) e a presença diária desta figura lendária é outra das atrações da feira.

«Esta feira vai transformar a artéria histórica da cidade numa verdadeira aldeia natalícia e numa verdadeira montra de artesanato tradicional e moderno, queijos, enchidos, licores e muitas outras iguarias provenientes das mais diversas regiões do país e até do estrangeiro», acredita a Câmara de Portimão.

O espírito de Natal, em Portimão, não vai ficar confinado à Feira e vai espalhar-se um pouco por todo o concelho, através da iluminação típica da época.

Este ano, segundo a autarquia, há uma novidade, em relação a 2015, «a iluminação nas principais ruas do coração de Portimão junto ao comércio  tradicional».

arvore-natal-portimao-2016Assim, iluminar-se-ão a Câmara Municipal de Portimão (Fachada do edifício), o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão (Fachada do edifício), a Ponte Velha de Portimão, os três pórticos de boas vindas (Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão) e a Rua do Comércio (Rua Vasco da Gama até à Infante D. Henrique, cruzamento da Rua do Comércio com Rua da Hortinha e com Rua Direita e Rua Damião Luís Faria e Castro).

Também será instalada no Largo 1º de Maio uma Árvore de Natal gigante, com 13 metros. «A cidade será contemplada ainda com iluminação em cerca de 30 árvores», acrescentou a Câmara de Portimão.

Outro dos pontos altos do vasto programa montado pelo município vai ter lugar no sábado. O Portimão Arena vai acolher às 21h00 o espetáculo «Disney in Concert  – magical music from the movies», interpretado pela orquestra portuguesa Lisbon Film Orchestra, dirigida pelo maestro Nuno de Sá, e que junta temas de filmes Disney.

O programa natalício integra, ainda, três exposições patentes até 6 de Janeiro: a mostra ao ar livre do Presépio em tamanho real, no Largo da Mó, a exposição de Presépios «Na Casa da Luz», no salão Nobre da Junta de Freguesia de Portimão, e o Presépio de Natal 2016, integrado nas comemorações dos 90 anos dos Bombeiros de Portimão, no Parque de Veículos do Quartel-Sede dos Bombeiros de Portimão.

As comemorações de Natal de Portimão também integram diversos concertos, um festival de paraquedismo e um concurso de montras de Natal, entre muitas outras iniciativas. O programa completo pode ser consultado aqui.

Comentários

pub