Bloco de Esquerda insta Governo a requalificar fortaleza na Praia da Rocha

Um projeto de resolução que recomenda ao Governo «a urgente requalificação da Fortaleza de Santa Catarina», situada na Praia da […]

Um projeto de resolução que recomenda ao Governo «a urgente requalificação da Fortaleza de Santa Catarina», situada na Praia da Rocha, em Portimão, foi apresentado pelos deputados do Bloco de Esquerda no passado dia 20 de Dezembro.

Os deputados bloquistas consideram que «o estado de degradação em que o monumento atualmente se encontra é insustentável na medida em que representa um perigo público» e «transmite uma imagem nada abonatória para a instância turística de nome nacional – a Praia da Rocha».

«Neste quadro, o Bloco insta o Governo a realizar as intervenções necessárias e adequadas de forma a que este monumento, sob a responsabilidade da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, volte a ser um espaço digno, valorizado e aprazível», explica aquele partido.

A Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, mais conhecida como Miradouro de Santa Catarina, foi construída no reinado de Filipe III com o propósito de defesa das populações locais e a barra do rio Arade, cooperando com o Forte de São João do Arade, na margem oposta do rio, em Ferragudo.

A partir de 1960 e depois de ocupado pela Polícia Marítima e Guarda Fiscal, o forte foi transformado num miradouro turístico a pontuar e engrandecer toda a marginal da Praia da Rocha, já então uma estância turística de renome internacional.

Nesse período o monumento foi sujeito a um conjunto de intervenções que lhe devolveram a dignidade, e o tornaram funcional para os novos fins a que se destinava. Dotado dum quiosque, bar-esplanada e restaurante, o miradouro tornou-se num ponto de referência em toda envolvente da Praia da Rocha. Atualmente, a Fortaleza de Santa Catarina e o seu miradouro continua a ser muito procurada e visitada por turistas e populações locais.

Comentários

pub