Música com «Espírito do Passado» regressa à Fortaleza de Sagres em Dezembro

O «Espírito do Passado» vai regressar à Fortaleza de Sagres no dia 4 de Dezembro, desta vez pela voz do […]

DIVAm 4 Dezembro Fortaleza SagresO «Espírito do Passado» vai regressar à Fortaleza de Sagres no dia 4 de Dezembro, desta vez pela voz do Grupo Coral da Universidade do Algarve e pelo Coro Ver pela Arte, que junta jovens e adultos, na sua maioria invisuais.

Este será o segundo concerto do ciclo «Espírito do Passado», organizado pelo Grupo Coral da UAlg e inserido no «DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar», programa anual de dinamização e valorização dos monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Neste espetáculo, será proposta «uma viagem musical que se inspira no espírito do lugar – Sagres – com os olhos que vão pelo mar nas descobertas até à batalha de Alcácer Quibir, prosseguindo a viagem por diferentes épocas e geografias», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O grupo coral da universidade, criado em 2012 e dirigido por Ivelina Kavrakova–Pereira, convidou para este concerto o «Ver pela Arte», um coro que é dirigido pela mesma maestrina e surgiu em 2014 no âmbito de um projeto do Centro Nacional de Cultura «com o objetivo da aprendizagem de música por alunos com deficiência visual, abrindo caminho para que este ensino seja apoiado e impulsionado nas escolas do país». Desde 2016, a responsabilidade pelo projeto passou para a ACAPO- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

O Grupo Coral da UAlg «é um coro misto com vozes femininas e masculinas, que interpreta a capella, ou com acompanhamento instrumental, obras corais e peças harmonizadas e adaptadas para coro». O «Ver pela Arte» apresenta um repertório variado e conta com diversas atuações, de entre as quais se destacam os palcos do Centro Cultural de Belém, Universidade do Algarve e Teatro Tivoli BBVA.

Comentários

pub