Câmara de Portimão desafia todos a abrirem a porta à «Família do Lado»

O Município de Portimão aderiu à iniciativa «Família ao Lado», que se realiza no dia 27 de Novembro, às 13h00, […]

Família Coelho - Família do LadoO Município de Portimão aderiu à iniciativa «Família ao Lado», que se realiza no dia 27 de Novembro, às 13h00, e que desafia todas as famílias, portimonenses ou imigrantes, a abrirem as portas das suas casas para um almoço típico da sua cultura de origem.

Esta iniciativa quer «acolher o outro», explica a Câmara de Portimão. O desafio passa, assim, por uma família aceitar acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone). Já o almoço será típico da cultura da família anfitriã.

Esta iniciativa transnacional dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações «centra-se na hospitalidade entre famílias e assume-se como um ato de acolhimento genuíno por parte de que deseja receber em sua casa e de quem ambiciona ser acolhido, dando início a relações sociais geradoras de pontes entre culturas», diz a autarquia portimonense.

Já estão abertas as inscrições para as famílias imigrantes e famílias autóctones que queiram participar e contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes, neste caso, em Portimão. Os interessados poderão inscrever-se até dia 18 de Novembro, na qualidade de família anfitriã ou de família visitante sendo que para tal deverão contactar a Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, através do email divisã[email protected] ou do telefone 282 470 818.

Estão ainda abertas inscrições para «Assistente- voluntário/ padrinho», «um elemento crucial no acompanhamento de cada par de famílias, que irá prestar apoio antes e durante o almoço do qual também farão parte», refere a Câmara de Portimão.

Já o ano passado, Portimão participou nesta iniciativa, tendo sido a segunda cidade do país que registou o maior número de famílias participantes nesta iniciativa. Foram constituídos seis pares de famílias- uma imigrante e outra autóctone (ou vice-versa) para um almoço de domingo bem diferente que envolveu não só um total de treze famílias de nacionalidade portuguesa, angolana, brasileira, búlgara, moldava e ucraniana residentes em Portimão, como também assistentes- voluntários que acompanharam estas famílias em todo o processo.

Comentários

pub