Pavilhão e Piscinas de São Brás vão ter desfibrilhadores automáticos externos

O Pavilhão e as Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel vão ser equipados com desfibrilhadores automáticos externos (DAE) […]

Desfibrilhador_SBAO Pavilhão e as Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel vão ser equipados com desfibrilhadores automáticos externos (DAE) que permitem tratar «de forma mais eficaz» casos de paragem cardiorrespiratória, segundo informação enviada ontem pela Câmara de São Brás, que adquiriu os equipamentos.

Esta medida insere-se numa «estratégia de prevenção e segurança, a pensar no bem-estar e na saúde do público que habitualmente frequenta estes espaços», diz o executivo liderado por Vítor Guerreiro, que assim aderiu ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE).

A Câmara de São Brás obteve licenciamento por parte do INEM para aquisição de equipamentos DAE e formação específica para os técnicos que trabalham nos serviços municipais onde os respetivos equipamentos foram instalados.

A partir de agora há a possibilidade de pessoal não médico mas devidamente formado para o efeito, utilizar os desfibrilhadores DAE em caso de emergência, com o objetivo de salvar vidas e prevenir consequências mais graves no período de recuperação de uma paragem cardiorrespiratória.

 

Sobre as doenças cardiorrespiratórias e o PNDAE:

As doenças cardiovasculares representam um dos mais graves problemas de saúde em Portugal e um número significativo das mortes evitáveis ocorre fora do contexto hospitalar.

Uma vez que o único tratamento eficaz para a situação mais frequente (fibrilhação ventricular) é a desfibrilhação elétrica e que a probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto a rapidez da ação de desfibrilhação, o INEM lançou o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) com vista a aumentar os casos de sobrevivência neste género de ocorrências.

Comentários

pub