Deputadas e secretária de Estado debatem “Novas Formas de Turismo” em Faro

“Novas Formas de Turismo” é o tema do debate que decorre na segunda-feira, 31 de Outubro, a partir das 17h30, […]

Programa Faro-1“Novas Formas de Turismo” é o tema do debate que decorre na segunda-feira, 31 de Outubro, a partir das 17h30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, a oitava de um ciclo de dez iniciativas destinado a assinalar os 30 anos de integração de Portugal na União Europeia.

A iniciativa conta com a presença da secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho, e das deputadas ao Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar, e à Assembleia da República, Hortense Martins. Filipe Beja, do Projeto EuroVelo Portugal, fará a conferência de abertura.

O debate é promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros/Secretaria de Estados dos Assuntos Europeus, em colaboração com o Ministério da Economia/Secretaria de Estado do Turismo.

Com o ciclo “União Europeia – 30 anos, 10 debates”, os seus promotores pretendem avaliar o que mudou no país nas últimas três décadas e refletir sobre o impacto que as políticas europeias têm tido na vida dos portugueses.
Os debates são organizados em colaboração com os Ministérios em cujas áreas de governação as políticas comunitárias tiveram mais impacto.

Neste âmbito, são abordados os temas da liberdade de circulação, ciência, igualdade, regiões ultraperiféricas, ambiente, política de mar, educação, turismo, competitividade e agricultura.

Além de membros do Governo, participam nos debates deputados do Parlamento Europeu e da Assembleia da República. Intervêm ainda oradores indicados pelos respetivos ministérios, como keynote speakers das iniciativas.

Os debates estão a ter lugar uma vez por mês, ao longo de 2016, nas seguintes cidades: Lisboa, Porto, Leiria, Funchal, Covilhã, Horta, Coimbra, Faro, Braga e Évora.

O primeiro debate dedicado ao tema “Espaço Europeu de Liberdade de Circulação e Segurança” decorreu em Lisboa, dia 29 de Fevereiro. O segundo teve lugar no Porto, a 21 de Março, e analisou o tema “Ciência Urbana.

O terceiro debate sobre “A Europa e as Políticas de Igualdade” decorreu, em Leiria, no dia 15 de Abril, e o quarto, no Funchal, a 16 de Maio, sobre “RUP-30 Anos de União Europeia, 40 Anos de Autonomia”.

A 17 de Junho, a Covilhã acolheu o tema “Águas e Resíduos-Perspetivas de Futuro” e a 22 de Julho foi a vez da Horta receber o debate “Política Marítima Integrada-Balanço e Desafios Futuros”. A 30 de Setembro decorreu, em Coimbra, o debate “A Educação na Europa. A Europa na Educação”.

Os próximos debates serão em Braga, em Novembro, sobre o tema «Da Integração à Globalização», e finalmente em Évora, em Dezembro, sobre «Agricultura: 30 anos de desafios e de sucessos».

 

Debate “Novas Formas de Turismo” – Faro, 31 de Outubro
Programa

17h30
>>Abertura
Paula Vicente, Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve
Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro
Pedro Costa Pereira, Diretor-Geral dos Assuntos Europeus
>>Conferência de abertura
Filipe Beja, Projeto EuroVelo Portugal

18h30
>>Debate
Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo
Hortense Martins, Deputada à Assembleia da República (Partido Socialista)
Cláudia Monteiro de Aguiar, Deputada ao Parlamento Europeu (Grupo Partido Popular Europeu)
Moderador: Pedro Tadeu

Comentários

pub