Albufeirenses quiseram Centro de Bem-Estar Animal que está «quase a abrir portas»

O Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira, projeto vencedor da edição de 2014 do Orçamento Participativo, «está quase a abrir […]

CMA_1505O Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira, projeto vencedor da edição de 2014 do Orçamento Participativo, «está quase a abrir portas». Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira visitou as obras no dia 7 de Outubro para assinalar o Dia Mundial do Animal.

A obra, que vai custar cerca de 56 mil euros mais IVA, consiste na ampliação das atuais instalações de recolha de animais existentes no estaleiro Municipal, «o que irá permitir acolher os amiguinhos de quatro patas de Albufeira em excelentes condições de higiene e controlo sanitário», diz a Câmara de Albufeira.

O edifício, com uma área de 110 metros quadrados, irá disponibilizar um espaço destinado a gatil, área para banhos, receção, sala de atendimento veterinário, sala de pequena cirurgia, vestiários, sanitários, arrumos e quatro boxes de quarentena. No atual Centro de Recolha irão ser construídas duas celas de isolamento e mais quatro boxes para cães pequenos.

O equipamento irá ainda possibilitar a criação de um espaço para treino animal, localizado na zona de interligação entre o Centro de Recolha existente e o edifício do Centro de Bem-Estar Animal.

«Quem ficou visivelmente feliz com a visita foram os atuais inquilinos do Centro de Recolha, ali alojados temporariamente, até que alguém os queira adotar, ou sejam encaminhados para alguma das associações de proteção de animais com as quais a autarquia mantém protocolos de colaboração», diz a Câmara de Albufeira.

A visita do presidente da Câmara foi acompanhada pela coordenadora do Orçamento Participativo, pelo técnico municipal responsável pela obra, a veterinária municipal, o vereador com o pelouro da Saúde e Proteção Animal e a proponente do projeto do Centro de Bem-Estar Animal.

Este projeto surgiu na sequência do Orçamento Participativo, implementado pela primeira vez em Albufeira no ano de 2014, em que votaram 2284 cidadãos, que elegeram o Centro de Bem-Estar Animal, com 34% da votação total.

A iniciativa obteve uma grande adesão por parte da comunidade, o que levou o Município a aumentar o valor da dotação orçamental destinada ao Orçamento Participativo, de 60 mil euros em 2015, para 100 mil em 2016 e 150 mil em 2017.

 

Veja as fotos:

 

Comentários

pub