Quarteirense Dino D’Santigo atua no Cine-Teatro Louletano

O cantor Dino D’Santiago, natural de Quarteira, atua no Cine-Teatro Louletano, no dia 10 de Setembro, às 21h30. Este concerto […]

Capa Eva Dino SantiagoO cantor Dino D’Santiago, natural de Quarteira, atua no Cine-Teatro Louletano, no dia 10 de Setembro, às 21h30.

Este concerto integra a programação da nova temporada desta sala de espetáculos.

Dino D’Santiago nasceu em 1982, em Quarteira, filho de pais cabo-verdianos do interior de Santiago. Foi no clima algarvio que encontrou «o cenário perfeito para dar os seus primeiros passos no mundo das artes, numa ligação muito precoce e fértil entre música e fé religiosa, fruto do seu ambiente familiar», diz a Câmara de Loulé

Depois de ter sido finalista da Operação Triunfo, em 2003, e membro da banda de suporte dos Expensive Soul, Dino quis dar voz a essas experiências lançando o seu primeiro álbum a solo em 2008: “Eu e os Meus”.

Em 2012, Dino assume o pseudónimo Dino D’Santiago para começar a explorar uma vertente musical mais ligada às suas raízes. O crioulo de Cabo Verde e o português são as línguas dominantes, numa fusão afro que junta os ritmos tradicionais crioulos com o fado, o soul, o R&B e tantos outros estilos que resultam das vivências e experiências do intérprete.

O disco “Eva”, que fez uma homenagem à sua origem e ao local de onde provém a família (Assomada – Poilão de Boa Entrada), conta com o contributo musical de prestigiados artistas de várias latitudes da fala em português, tendo sido considerado um dos melhores álbuns de world music pelos jurados da European World Music Charts 2013 e vencendo, em 2014, dois Cabo Verde Music Awards.

Em Julho de 2016, lança o EP “Unplugged”, um trabalho que o junta aos músicos Tuniko Goulart (guitarra), Miroca Paris (percussão), Gileno Santana (trompete) e Khaly Angel (piano), e em que assina todos os temas exceto a faixa 2 – “Monti Graciosa” –, do músico Vadú, e o tema de Louis Amstrong “What a wonderful world”, cover que é a faixa bónus.

Os bilhetes para este concerto podem ser comprados aqui, custando 10 euros para o público em geral e 8 euros para os detentores do Cartão de Amigo do Cine-Teatro.

Comentários

pub