Segundo volume das «Crónicas Alcoutenejas» lançado no Castelo de Alcoutim

O livro «Crónicas Alcoutenejas II Volume», de Gaspar Martins dos Santos, vai ser apresentado esta sexta-feira, 9 de Setembro, às […]

capa Cronicas Alcoutenejas IIO livro «Crónicas Alcoutenejas II Volume», de Gaspar Martins dos Santos, vai ser apresentado esta sexta-feira, 9 de Setembro, às 16h00, no auditório do Castelo de Alcoutim, numa sessão que irá contar com a presença do autor.

Nesta obra, são feitas «reflexões sobre Alcoutim, resultantes de memórias, que na sua maioria, remontam a meados do século XX», naquilo eu é descrito pela Câmara de Alcoutim como «um testemunho histórico».

«Com esta edição, pretende-se continuar a prestar uma homenagem a todos os que são também um património histórico, sociológico, etnográfico, cultural, um testemunho de uma época, nas suas diversas realidades e contrastes», acrescentou a autarquia.

Ao longo do livro, o leitor terá a oportunidade de ler crónicas sobre diferentes temas, nomeadamente: Retratos; “Autoestrada” Guadiana e o automóvel; Trabalho – ocupações, Lazer, Festas; O Inesperado; Roubos Enigmáticos; Cidadania – Política; Consequências de Guerras; Espaços Urbanos Desaparecidos e Alcoutim no Mundo.

A edição foi apoiada pela Câmara Municipal de Alcoutim e pela União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro, considerando que se trata de «uma homenagem à memória das pessoas da região que merece ser perpetuada».

Gaspar Martins dos Santos nasceu em Alcoutim e formou-se em engenharia eletrotécnica no Instituto Superior Técnico. No seu percurso profissional, participou no projeto de cooperação internacional, no estudo e proposta de Sistema Tarifário de Venda de Energia Elétrica e foi diretor da Agência Municipal de Energia de Loures e correspondente do jornal «O Século».

Também foi membro da Assembleia Municipal de Alcoutim e fundador e dirigente do Grupo Desportivo de Alcoutim. Em 2014, foi distinguido com a medalha municipal de mérito de grau prata, na área da cultura e desenvolvimento.

Comentários

pub