Judiciária deteve suspeito de ter ateado fogos em Benagil

A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira o homem suspeito de ter ateado vários fogos na zona entre as praias da […]

Fogo nos 7 Vales Suspensos_Marinha a Benagil_14A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira o homem suspeito de ter ateado vários fogos na zona entre as praias da Marinha e de Benagil, no concelho de Lagoa, no dia 4 de Agosto, que destruíram parte do percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos e chegaram a ameaçar casas.

O alegado incendiário, de 37 anos, estava a ser procurado pelas autoridades desde a passada semana. Terá, segundo a PJ, «desencadeado, com recurso a chama direta, 12 focos de incêndio numa área de mato, a qual termina nas falésias situadas entre as praias de Benagil e da Marinha».

Fogo nos 7 Vales Suspensos_Marinha a Benagil_06«O maior foco de incêndio resultou numa área ardida de cerca de 10.000 metros quadrados», acrescentou a Judiciária.

Como o Sul Informação avançou, o homem começou por atear um fogo no dia 4 de Agosto, que consumiu o primeiro vale do percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos, onde toda a vegetação ficou reduzida a cinzas, tendo ainda queimado as estruturas de proteção dos algares.

Uma casa situada junto ao vale quase foi atingida pelas chamas, mas a pronta intervenção da Corporação dos Bombeiros de Lagoa evitou o pior.

Mais tarde, voltou a tentar, por diversas vezes, atear incêndios no vizinho pinhal do Benagil, focos que foram sendo prontamente apagados pelos bombeiros que estavam já no local. Estes focos de incêndio estiveram muito próximo da casa onde Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, estava a passar férias com a família.

O suspeito, que tem antecedentes criminais e perturbações mentais, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Trata-se da 37ª pessoa a ser detida pela PJ pelo crime de incêndio florestal, só em 2016.

Comentários

pub