Boa sardinha assada (e não só) é na zona ribeirinha de Portimão

No prato, no pão, assada, de escabeche, em filete ou de conserva, passando pela doçaria. Estas são as maneiras diferentes […]

FestivaldaSardinhaNo prato, no pão, assada, de escabeche, em filete ou de conserva, passando pela doçaria. Estas são as maneiras diferentes para comer sardinha no festival a ela dedicado, que começa amanhã, quarta-feira, dia 3 de Agosto, na zona ribeirinha de Portimão. A abertura oficial está marcada para as 19h30, junto ao Coreto.

O mais afamado pitéu gastronómico de Portimão será o denominador comum de uma festa de cariz popular qu até ao próximo domingo, 7 de Agosto, atrairá milhares de visitantes de todas as idades a Portimão, entre as 19h00 e a 01h00.

O Festival da Sardinha apresenta-se com duas grandes novidades: o “Aqui há Sardinha!”, uma insígnia que os tradicionais restaurantes da sardinha assada vão exibir, e a “Sardinha & Companhia”, que pretende dar a conhecer as alternativas existentes na confeção desse peixe.

Sob o lema “Aqui há sardinha!”, quem visitar o Festival poderá apreciar a bela da sardinha assada com a batata cozida e a tradicional salada à algarvia num dos 13 restaurantes oficiais: À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, KiBom, Mané, O Pipo, Peixarada, Retiro do Peixe Assado, Taberna da Maré, Trinca Espinhas, Ú Venâncio e Zizá.

A “Sardinha & Companhia” proporcionará aos visitantes a oportunidade de degustar Sardinha das mais variadas formas: de escabeche, em filete ou de conserva, passando pela doçaria.

As saborosas alternativas podem ser degustadas num dos 15 estabelecimentos aderentes – A Casa da Isabel, Alameda Park, Barca Arade, Café do Túnel, Café Pastelaria “O Nacional”, Carvi Marisqueira, Casa da Tocha, Esplanada 1º Dezembro, Kalahary, Mercado Daqui – Mini Mercado, O Mariola, Pastelaria Arade, Pote Cheio, Taberna de Portimão e Táscá.

Para quem desejar experimentar uma sardinha no pão, com bebida, pelo valor de 3,50 euros, vai ter ao dispor dois pontos de venda junto à antiga Lota, a cargo do GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense.

Há também um quiosque de venda de café e três outros de bebidas diversas, a cargo do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Clube de Taekwondo de Portimão, Grupo Gil Eanes de Portimão e Núcleo de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa.

A nível musical, destaque para o programa do palco principal, localizado junto à antiga Lota, que apresentará, sempre a partir das 22h00, Deolinda (3 de Agosto), Carolina Deslandes (dia 4), Carminho (5), Herman José (6) e a Orquestra de Acordeões e o Quarteto Manuela Lopes, pelo Conservatório de Música de Portimão (7).

No coreto junto à Casa Inglesa, haverá animação musical entre as 19h00 e as 21h30, a cargo da Junta de Freguesia de Portimão, com o seguinte programa: 3 de agosto – Grupo Coral de Portimão; 4 de agosto – 3 for Tea; 5 de agosto – Os Bandamecos; 6 de agosto – Fonte Nova; 7 de agosto – Renato Reis.

No espaço da zona ribeirinha e em circuito itinerante pelos restaurantes oficiais, atuarão diariamente ranchos folclóricos, acordeonistas, grupos de cantares e grupos de dança, sem esquecer outras referências já tradicionais, do artesanato à doçaria, destacando-se ainda uma mostra de antiguidades junto ao Jardim Visconde Bivar, com loiças, pratas, relógios, pratas, joias, selos e outros artigos de outrora.

A Antiga Lota, sob o lema “Espaço Sardinha – Filmes e Pinturas”, estará decorada, no seu interior, com elementos alusivos à sardinha e à pesca e, em colaboração com o Museu de Portimão, dinamizará uma área infantil, onde os mais novos poderão decorar a sua própria sardinha de papel, e um espaço de visionamento de filmes, onde será possível assistir a reportagens antigas e filmes sobre a arte da pesca.

O Festival da Sardinha 2016 é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, a Junta de Freguesia de Portimão, a APS – Administração dos Portos de Sines e a EMARP, conta com o patrocínio da Malo Clinic, No Solo Água, Socialgar Seguros, Sagres, Coca-Cola e Delta Cafés, e o apoio da Cultugarve, Conservatório de Portimão, Alberto Oculista, Barlavento – Semanário Regional do Algarve e Turismo do Algarve. Rádio oficial: Alvor FM.

Comentários

pub