Requalificação da estrada dos Salgados e parques em Vale Navio e na Falésia vencem OP de Albufeira

A requalificação da estrada dos Salgados e criação dos parques lúdicos de Vale Navio e da Falésia foram os projetos […]

Câmara de AlbufeiraA requalificação da estrada dos Salgados e criação dos parques lúdicos de Vale Navio e da Falésia foram os projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo de Albufeira, revelou esta quarta-feira a autarquia albufeirense. As duas obras foram escolhidas pela população entre as 13 propostas que estiveram a votação ao longo do mês de Junho.

Estas foram, respetivamente, a primeira e terceira propostas mais votadas pela população do concelho. O Espaço Cultural e Intergeracional, em Paderne, foi a segunda mais votada, mas tendo em conta que o seu valor é de 150 mil euros, a verba total que o executivo reservou no Orçamento Municipal de 2017 para este processo de cidadania ativa, não poderá avançar este ano.

As obras escolhidas não requerem um investimento tão avultado, daí que possam ser ambas incluídas no orçamento do próximo ano.

A requalificação da estrada dos salgados está orçada em 56 mil euros, enquanto a criação dos parques lúdicos custará cerca de 53 mil euros.

No primeiro caso, a obra consiste na requalificação de um troço da Estrada dos Salgados, com cerca de 600 metros de extensão, na ligação à Praia da Galé. «A intervenção, que tem por objetivo melhorar a mobilidade pedonal e a segurança rodoviária, envolve a execução de novos passeios, instalação de iluminação pública e execução de passadeiras», segundo a Câmara de Albufeira.

O outro projeto vencedor visa dotar as localidades de Vale Navio e da Falésia com «equipamentos de manutenção física e áreas de lazer, destinadas à promoção do exercício físico, convivialidade e bem-estar da população».

«O Orçamento Participativo é uma experiência relativamente recente em Albufeira, que é fundamental acarinhar, porque a participação cívica é um processo importante em democracia e a opinião das pessoas e as diferentes ideias são uma mais-valia para o desenvolvimento das comunidades», considerou o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa, durante a apresentação dos projetos.

Carlos Silva e Sousa destacou, ainda, as virtudes de um mecanismo «que permite a corresponsabilização e transparência, promovendo as políticas de proximidade e cidadania ativa, exortando à participação de todos».

No OP de Albufeira desta ano foram apresentadas um total de 43 propostas, das quais 20 foram consideradas elegíveis para efeitos de análise técnica, de que resultaram um total de 13 projetos que foram sujeitos a votação durante o passado mês de junho. Para o efeito foram disponibilizados 10 locais para votação presencial e 13 números para votação telefónica.

Comentários

pub