Medicamento da portuguesa BIAL para doentes de Parkinson aprovado pela Comissão Europeia

O grupo BIAL recebeu aprovação da Comissão Europeia para a introdução no mercado do medicamento ONGENTYS® (opicapona), com indicação para […]

ParkinsonO grupo BIAL recebeu aprovação da Comissão Europeia para a introdução no mercado do medicamento ONGENTYS® (opicapona), com indicação para o tratamento da doença de Parkinson, culminando assim uma investigação de 11 anos sobre uma nova molécula.

Após a aprovação do ONGENTYS® pela Comissão Europeia, a BIAL perspetiva poder disponibilizar este novo medicamento já no final do ano em alguns mercados europeus e durante 2017 nos restantes.

Conhecido até aqui pelo nome do princípio ativo, opicapona, o ONGENTYS® é um novo inibidor da COMT (catecol-O-metiltransferase), de toma única diária, indicado como terapêutica adjuvante da levodopa em pacientes adultos com doença de Parkinson e flutuações motoras que não estão controlados com outras terapêuticas. O ONGENTYS® reduz o chamado período OFF-time, que se caracteriza por um estado de profunda imobilidade dos doentes.

Descrita pela primeira vez em 1817, a doença de Parkinson é altamente incapacitante e afeta as faculdades motoras dos seus portadores. A Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA) estima que 1,2 milhões de pessoas na União Europeia sofrem da patologia de Parkinson, incluindo 22 mil portugueses.

António Portela, CEO da BIAL, refere que a aprovação do ONGENTYS® pela Comissão Europeia “é o resultado do empenho da empresa na investigação e desenvolvimento de soluções terapêuticas inovadoras. Representa muito para BIAL e seus colaboradores, depois da aprovação do ZEBINIX® para a epilepsia, o primeiro medicamento português, o ONGENTYS® é o segundo medicamento a ser desenvolvido em Portugal com aprovação pelas autoridades europeias. São muitos anos de esforço e dedicação de uma equipa muito competente e altamente qualificada. O ONGENTYS® é mais uma prova da nossa capacidade de inovar e é sobretudo uma nova esperança para médicos e pacientes. A aprovação do ONGENTYS® reforça a nossa capacidade de implementar com sucesso uma estratégia de longo prazo focada em terapêuticas inovadoras”.

A molécula do ONGENTYS® começou a ser estudada por BIAL há 11 anos. É o segundo medicamento de patente portuguesa a chegar ao mercado, depois da comercialização de ZEBINIX® (acetato de eslicarbazepina) para o tratamento da epilepsia, já disponível na Europa e nos Estados Unidos.

A BIAL é uma farmacêutica internacional com produtos disponíveis em mais de 50 países. A procura de novas soluções terapêuticas constitui há mais de duas décadas a grande aposta da empresa, que anualmente canaliza para I&D cerca de 20% da sua faturação, o que tem representado mais de 40 milhões de euros.

Comentários

pub