Olhão: Urbanizações Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas vão ter espaços exteriores requalificados

  Os espaços exteriores envolventes às Urbanizações Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas, em Olhão, vão ser requalificados. As […]

 

2016-091-obras-quintas-gaivotas-ancoras-03Os espaços exteriores envolventes às Urbanizações Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas, em Olhão, vão ser requalificados. As obras têm início nos primeiros dias de maio.

A Câmara de Olhão adianta que «o contrato de adjudicação foi assinado na semana passada e as intervenções ficarão concluídas dois meses depois do início das obras, que vão custar cerca de 150 mil euros».

O presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, explica que «esta proposta de intervenção foi elaborada de forma a garantir, em grande parte, as solicitações da Associação de Moradores da Quinta das Âncoras e das Gaivotas, uma das zonas da freguesia de Quelfes que mais tinha necessidade de uma intervenção desta natureza».

Segundo a autarquia olhanense, «o projeto de execução consiste na requalificação dos espaços exteriores destas urbanizações, de forma a retificar algumas situações críticas ao nível dos pavimentos, acessibilidade viária e pedonal, bem como permitir uma continuidade de espaços verdes, garantindo um circuito de manutenção com apoio de vários equipamentos, para todas as faixas etárias e também para pessoas com mobilidade reduzida».

Na zona sul da urbanização, os terrenos vão ser nivelados e compactados para posteriormente se implementar uma zona de passeio arborizada. Será, ainda, contemplada a ampliação do raio de curvatura do passeio na Rua das Garças, de forma a criar uma melhor visibilidade e acessibilidade aos automobilistas, reduzindo a zona de conflito existente, bem como a criação de seis passadeiras para peões.

Quanto aos equipamentos desportivos, o projeto de requalificação inclui a reabilitação do campo de jogos existente, «por se encontrar bastante degradado», bem como a implementação de equipamentos para apoio ao novo circuito de manutenção.

Este equipamento disponibilizará à população um espaldar duplo, salto de barreiras, barra de flexões, um conjunto de lombares e abdominais, pontos de equilíbrio, uma ponte de equilíbrio, uma mesa de ping-pong urbano e um banco com pedais.

O mobiliário urbano vai igualmente ser renovado, bem como a vegetação, que será reabilitada e acrescentada.

O Município de Olhão acrescenta que «uma vez concluída esta intervenção, os moradores das Urbanizações Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas vão poder usufruir de quatro novas áreas de relvado em zonas estratégicas: uma a norte da urbanização, de forma a ligar a zona de estadia junto das âncoras à zona de merendas e mesa de ping-pong; outra junto do campo de jogos, de forma a dar apoio a este equipamento, formando uma bancada informal; outra zona de relvado junto da área de equipamentos do circuito de manutenção e uma grande área de relvado informal a sul da urbanização, para servir de área de jogos informais, lazer ou contemplação».

Neste projeto de requalificação dos espaços exteriores da Urbanização Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas foram ainda considerados trabalhos de reconstrução de parte do muro  existente junto ao ribeiro, de forma a evitar a entrada de animais abandonados na zona e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos usufruidores destes espaços.

A empresa que ganhou o concurso para esta intervenção foi a Franco & Ruben Construções, Lda., cujo representante, Jaime Franco, se mostrou satisfeito com o arranque das obras, sublinhando o facto de ser «um motivo de tranquilidade acrescida sabermos que estamos a trabalhar com uma autarquia cujo prazo médio de pagamento se situa nos 45 dias, nunca ultrapassando os 60 dias».

 

Comentários

pub