Lagoa recebe 2ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar

A 2ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar vai disputa-se em Lagoa. O “Praias de Lagoa – Downwind” […]

Poster Praias de Lagoa 2016_finalA 2ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar vai disputa-se em Lagoa. O “Praias de Lagoa – Downwind” está marcado para sábado, 9 de bril, e vai contar com a presença de cerca de 150 atletas de todo o país e também de Espanha.

A prova, organizada pela Câmara de Lagoa, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade, tem início às 15h00, na Praia Grande, em Ferragudo, e termina na Praia da Senhora da Rocha.

A edição deste ano contará com a presença especial do atleta Oscar Chalupsky, da África do Sul, «que se disponibilizou para partilhar os seus conhecimentos da modalidade e estará na Praia Grande de Ferragudo, na manhã de sábado a dar aulas gratuitas», revela o Kayak Clube Castores do Arade.

O sul-africano é uma referência mundial da modalidade de Surfski e venceu por 12 vezes a mítica travessia de 53 km, do canal do Molokai, entre as ilhas de Molokai e Oahu no Hawaii, considerado desde 1976 o evento mais exigente desta especialidade da canoagem.

«A costa de Lagoa é um local privilegiado para a prática da canoagem de mar devido aos ventos predominantes da região, que criam excelentes condições de downwind para os atletas, em especial nos períodos da tarde», explicam os Castores do Arade que acrescentam que «a edição do ano passado foi considerada por todos os participantes como a melhor etapa nacional com ondas em todo o percurso a impulsionarem as embarcações a grande velocidade em direcção à Senhora da Rocha».

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2016 é constituído por 6 Etapas e teve início em Sesimbra no mês passado, passa por Lagoa e segue para Setúbal em Maio, Peniche em Junho, Esposende em Agosto e termina em Outubro no Funchal, Madeira.

 

Comentários

pub