Camioneta passa por Odeceixe a 23 de abril para mostrar cinema

Odeceixe, no dia 23 de abril, às 20h30, no Clube Desportivo, é um dos pontos de passagem da camioneta de […]

Convite-OdeceixeOdeceixe, no dia 23 de abril, às 20h30, no Clube Desportivo, é um dos pontos de passagem da camioneta de “La Boîte Carrée”, que mostra cinema por onde passa. Os filmes são projetados ao ar livre num ecrã encostado à parte lateral do autocarro, que vai viajar por cidades, vilas e aldeias portuguesas e francesas. A entrada é gratuita e, antes de cada sessão, poderão ser organizados piqueniques abertos ao público.

Este festival de cinema ambulante, chamado “Le Plein de la Super”, promovido pelos franceses Yan Rambaud e Julie Rambaud tem sessões que duram uma hora, no máximo sendo exibidos cerca de dez filmes sem fala e de qualquer tipo (animação, ficção, documentário, experimental). No final de cada sessão, os espetadores podem escolher um dos artistas e escrever-lhe um postal.

Quando a camioneta regressar a França, na Região de Pays de la Loire, entre 20 de agosto e 10 de outubro), serão exibidos os filmes dos artistas que tenham recebido um maior número de postais e também os filmes portugueses recolhidos na caminhada por Portugal.

Os promotores da iniciativa explicam que escolheram Portugal para este festival ambulante «porque gostamos deste país. Sempre nos sentimos bem-vindos, bem acolhidos», porque «do ponto de vista cultural, França e Portugal mantêm relações privilegiadas e regulares há muito tempo. E, por isso, este festival contribui para o aprofundar desse intercâmbio», porque «como acontece em França também – há aldeias portuguesas que ficam afastados da oferta cultural em geral, da criação audiovisual em particular» e também para «criar uma ponte entre Portugal e as nossas raízes, mostramos os filmes da nossa região, mas trazemos também curtas-metragens de aqui».

No total, foi feita uma seleção de 60 filmes para este festival dos mais de 1400 que a associação cultural francesa recebeu de todo o mundo. A lista de filmes pode ser consultada aqui. Os pontos de passagem da “camioneta do cinema” podem ser consultados aqui.

 

Comentários

pub