Parlamento recomenda ao Governo o relançamento das Variantes de Olhão e Tavira

A  Assembleia da República aprovou um projeto de resolução que recomenda ao Governo «mais celeridade na conclusão dos trabalhos em […]

Obras na EN125 no troço Lagoa/Portimão/Nó de AlvorA  Assembleia da República aprovou um projeto de resolução que recomenda ao Governo «mais celeridade na conclusão dos trabalhos em curso», na EN125, e pede que sejam relançadas algumas obras que já não estavam previstas, entre as quais as Variantes a Olhão e à Luz de Tavira.

A proposta, apresentada pelo PCP, foi votada por pontos e aprovada com os votos favoráveis dos comunistas, do BE e do PS.

Os deputados comunistas recomendaram ao Governo «a conclusão célere das obras de requalificação da Estrada Nacional 125 e a execução das variantes de Olhão, Luz de Tavira, Variante à Estrada Nacional 2 entre Faro e São Brás de Alportel, Guia – Albufeira, Almancil – Troto e Lagos».

A proposta tinha três pontos, um relativo à conclusão célere das obras, outro sobre as variantes e um terceiro relativo à diminuição da taxa de rentabilidade interna da concessionária responsável pelas obras entre Faro e Sagres. No primeiro caso, o ponto teve o voto favorável do PSD, o que já não aconteceu em relação aos outros dois pontos, que mereceram o voto contra dos social-democratas.

O deputado socialista eleito pelo Algarve e presidente do PS/Algarve António Eusébio tomou, entretanto, uma posição pública, onde revelava que o Projeto de Resolução agora aprovado se foca não só na conclusão urgente dos trabalhos de requalificação entre Faro e Lagos, mas defende, igualmente que «o lançamento da requalificação do troço entre Olhão e Vila Real Santo de António são uma prioridade regional, inequivocamente reconhecida».

«Esta decisão deixa claro que uma ação desenvolvida de forma persistente e firme pelos autarcas e deputados eleitos pelo Partido Socialista contribuiu para que se constituísse uma maioria no parlamento, no sentido de expressar junto do Governo a urgência na resolução deste constrangimento e assim, dar mais um passo, no sentido de devolver a mobilidade e segurança a todos aqueles que circulam na Estrada Nacional 125», acrescentou.

António Eusébio também comentou o chumbo dos deputados do PSD a dois dos pontos, acusando-os de «não defender os interesses dos Algarvios». «Este era um bom momento para o PPD/PSD e o CDS/PP fazerem mea culpa por, durante os quatro anos e meio de governo da coligação de direita, nada terem feito para resolver este assunto antes pelo contrário suspenderam e atrasaram a execução das referidas obras», alegou.

Da parte do PSD, chega a garantia de que será feita uma questão ao Governo sobre se acatará esta recomendação e se pensa iniciar nova renegociação, com a concessionária.

Comentários

pub