ARS e INEM colocam ambulâncias renovadas em quatro localidades do Algarve

O Algarve vai receber quatro ambulâncias do INEM, que irão substituir outras com mais de 10 anos de serviço. Os […]

INEM_5O Algarve vai receber quatro ambulâncias do INEM, que irão substituir outras com mais de 10 anos de serviço.

Os veículos, que foram  renovados e reequipados recentemente, ficarão estacionados nos quartéis dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Tavira, Aljezur e Lagoa.

As viaturas destinadas às duas primeiras localidades chegaram hoje, enquanto as que irão para os concelhos de Lagoa e Aljezur serão colocadas no dia 1 de Maio, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

A chegada destes veículos já havia sido anunciada pelo presidente da ARS João Moura Reis, durante a apresentação do Plano Regional de Saúde do Algarve, há cerca de duas semanas.

«Estas ambulâncias foram revistas e completamente recondicionadas para substituir as atualmente existentes nestes quartéis e já com mais de 10 anos de serviço, sendo que este processo de substituição representa um esforço significativo do INEM que, em articulação com a ARS Algarve, pretende de forma sustentada renovar e reforçar a frota de ambulâncias atualmente disponíveis na Região do Algarve», revelou a ARS.

As ambulâncias do INEM operam a partir dos 15 Postos de Emergência Médica existentes no Algarve. «As ambulâncias de socorro são operadas por entidades e agentes de proteção civil e/ou por elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica, (geralmente Corpos de Bombeiros) tripuladas por elementos pertencentes às respetivas entidades, com formação específica em técnicas de emergência médica pré-hospitalar, definida e certificada pelo INEM», segundo a ARS

Além disso, há, na região, «três Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), sedeadas em Portimão, Albufeira e Faro, quatro ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), sedeadas em Lagos, Loulé, Tavira e Vila Real de Santo António, cinco Ambulâncias de Emergência Médica (AEM), sedeadas em Portimão, Faro, Olhão, Quarteira e Alcantarilha, uma ambulância de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico (TIP) e uma moto INEM, sedeadas em Faro e um helicóptero INEM/ANPC, sedeado no Heliporto de Loulé».

Comentários

pub