Museu de Tavira revela o bem que faz um xerém de coentros com filetes de cavala

Ensinar a cozinhar um xerém de coentros com filetes de cavala, dá-lo a provar e revelar o (bom) valor nutricional […]

palacio da galeriaEnsinar a cozinhar um xerém de coentros com filetes de cavala, dá-lo a provar e revelar o (bom) valor nutricional desta iguaria típica da região algarvia são os objetivos da demonstração culinária que será promovida no sábado, às 10h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

Na sessão, realizada no âmbito do programa «Dieta Mediterrânica todo o ano» da autarquia tavirense, a Chefe de Cozinha Margarida Vargues vai ensinar a cozinhar este prato e a nutricionista Laura Silvestre da ARS Algarve e da Unidade de Saúde Pública de Tavira falará da componente nutricional, «donde se destacam as vitaminas, o ómega 3 e os minerais».

A atividade destina-se a um número máximo de 20 participantes e, apesar de gratuita, carece de inscrição obrigatória, sujeita a confirmação por parte do Museu Municipal.

A demonstração culinária de dia 20 de Fevereiro conta com a coordenação de Corinne Romeira, da Câmara de Tavira, e com a colaboração da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento.

O «Dieta Mediterrânica Todo o Ano» é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica «que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica, tendo por base o seu carácter cíclico».

«O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações e oficinas em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As iniciativas são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e de parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico», segundo a autarquia tavirense.

Comentários

pub