Cães de criador de vacas assassinado em Lagoa procuram novo dono

Messi, Easy e Bella são três cães que ficaram abandonados depois de o seu dono ter sido assassinado, no final do ano passado, […]

3-2Messi, Easy e Bella são três cães que ficaram abandonados depois de o seu dono ter sido assassinado, no final do ano passado, em Lagoa. Agora, o GARRA (Grupo de Apoio ao Resgate e Recuperação Animal) procura novos donos para os três animais.

Fernando Oliveira Vicente, de 65 anos, passava os dias a cuidar das suas vacas e «houve muitos cães de rua que o escolheram para ser o seu dono, pois ele sempre lhes deu o melhor que podia», conta o GARRA.

Em Dezembro de 2015, Fernando foi assassinado com um golpe de uma pedra na cabeça e todos os cães abandonados que o criador tinha ficaram sozinhos, ao cuidado de voluntários que os alimentavam de vez em quando. Alguns dos animais já foram adotados, mas há três que ainda procuram novo dono.

Messi é um desses casos. Após a perda, «o animal ficou deprimido e fugia das pessoas, sendo muito difícil alimentá-lo e chegar perto dele». O cão está melhor, mas, «se ninguém o ajudar, ele vai voltar à sua antiga vida, onde poderá voltar a perder a capacidade de contacto com humanos», refere o grupo.

Easy e Bella são os outros casos de animais que estavam à guarda de Fernando Oliveira Vicente, que ainda não encontraram casa. As duas rafeiras alentejanas, mãe e filha, ambas esterilizadas, «estão habituadas a estar juntas e são as duas muito simpáticas» e, tal como Messi, não são animais «agressivos, gostam de brincar e de ficar ao ar livre a aproveitar o sol».

O GARRA já contactou instituições de acolhimento animal, mas os locais estão sobrelotados. Por isso, o grupo solicita a «quem tiver disponibilidade, mesmo que temporariamente», que entre em contacto através do email: [email protected].

Comentários

pub