Teatro das Figuras estreia tertúlias e conferências, num Fevereiro cheio de música e teatro

Muito cinema e teatro, música variada, stand-up comedy, exposições, visitas guiadas, o regresso das conferências Ideias em Palco e a […]

PAUS High - Andre Leal_smallMuito cinema e teatro, música variada, stand-up comedy, exposições, visitas guiadas, o regresso das conferências Ideias em Palco e a primeira edição da tertúlia No Teatro às 6 compõem a programação do Teatro Municipal de Faro para o mês de Fevereiro.

Logo na terça-feira, dia 2 de fevereiro, às 10h30 e 15h30, terá lugar a primeira Visita Guiada ao Teatro das Figuras. A ideia é mostrar o teatro como edifício arquitetónico e também como um templo de criação, dinâmico, que muda consoante as produções.

As visitas guiadas ao Teatro das Figuras terão lugar na primeira terça-feira de cada mês, com entrada sujeita a inscrição prévia.

Também no dia 2, será exibido o primeiro volume – O Inquieto – da premiada trilogia As Mil e Uma Noites do realizador Miguel Gomes. Os restantes dois volumes – O Desolado e O Encantado – serão projetados nas terças-feiras, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 21h30, em coprodução com o Cineclube de Faro.

Na quinta-feira, dia 4, às 18h00, será inaugurada mais uma exposição no foyer do Teatro das Figuras. Sob o tema Sete Círculos – Mapeamento dos Limites da Cidade Contemporânea, a exposição, que é também um livro e uma série de debates, procuram “pensar, olhar, investigar, descobrir, especular e criar novas perspetivas sobre os limites das cidades”.

Rui Sinel de Cordes
Rui Sinel de Cordes

A stand-up comedy regressa, no dia 6, ao palco do Teatro das Figuras, com o polémico Rui Sinel de Cordes e o seu espetáculo Je Suis Cordes, que “marca o regresso ao estilo de stand-up comedy puro a que Rui Sinel de Cordes nos habituou. Será mais uma noite épica de rock’n’roll em forma de comédia, sem regras nem pedidos de desculpas, carregado de gin tónico e verdades incómodas”.

Na quarta-feira, dia 10, terá lugar mais uma conferência do ciclo Ideias em Palco, que terá como convidado o engenheiro António Costa Silva, que coloca aos participantes a inquietante questão Será que a riqueza gerada pelo petróleo tem impacto na propagação do terrorismo islâmico?

No dia 11, às 18h30, Afonso Dias e Teresa da Silva apresentam Andanças & Cantorias, um espetáculo de música tradicional portuguesa, de Norte a Sul do país. “Andanças & Cantorias pretende contribuir para a divulgação da genuína música de raiz tradicional, trabalhada de modo inovador e respeitoso”.

Na quarta-feira, dia 17, às 18h00, terá lugar a primeira de uma série de tertúlias para as quais será convidado um profissional das artes de palco. As tertúlias No Teatro Às 6, terão lugar no bar do Teatro das Figuras e pretendem tornar-se num espaço de encontro e debate para todos os amantes das artes de palco.

A primeira edição será dedicada ao papel do ator e terá como convidado João de Brito, ator com uma reconhecida carreira no teatro, cinema e televisão e fundador do LAMA – Laboratório de Artes e Média do Algarve.

Nome PróprioNo sábado, dia 20, José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão interpretam Nome Próprio, uma comédia “sobre os não-ditos, as expectativas e as imagens que projetamos nos nossos amigos. Num jantar, que tinha tudo para dar certo, um equívoco serve de pretexto para que a máscara de cada uma das personagens caia”.

O teatro regressa ao Pequeno Auditório do Teatro das Figuras na quinta-feira, dia 25, às 21h30, com a estreia da peça Scroll, um espetáculo que propõe uma reflexão sobre um tempo em que “damos muitas vezes por nós a fazer scroll no rato do computador e assim o tempo passa-nos por entre as mãos sem nada de útil produzirmos. Somos voyeurs de vidas alheias, das últimas novidades, de frivolidades”.

Nesta nova produção, a ArQuente Associação Cultural “aventura-se por territórios da performance, do happening, deixa esvair o tempo, partilha-o com o espetador e discorre-se sobre tudo e sobre nada”.

O coletivo PAUS traz a sua tour Mitra ao palco do Teatro das Figuras e promete “uma noite para ser usufruída por todos, em que Cachupa Psicadélica dá o mote, depois os PAUS carregam na festa, e segue-se uma noite de proximidade, contacto e festa. Tudo junto. Uma só mitra”.

Cartaz Andanças-1A festa continua a seguir ao concerto, na Sociedade Recreativa Artística Farense – Os Artistas com um dj set da banda.

A programação do mês encerra, no domingo, dia 28, às 12h00, com mais um Concerto Promenade Era Uma Vez… Portugal!

Neste concerto, a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro, conduzirá as famílias numa viagem pela rota dos Descobrimentos Portugueses, com passagem pelos ritmos do Brasil e pelos aromas da Índia.

Toda a programação para o mês de fevereiro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

Comentários

pub