Sabor e aroma das chouriças volta a invadir Querença

A aldeia de Querença volta a cumprir a tradição da Festa das Chouriças, em honra do seu padroeiro São Luís, […]

Festa das Chouriças 1_CM LouléA aldeia de Querença volta a cumprir a tradição da Festa das Chouriças, em honra do seu padroeiro São Luís, nos dias 30 e 31 de Janeiro.

Quem se dirigir a esta localidade do interior de Loulé terá a oportunidade de adquirir chouriças produzidas localmente, naquele que é já um dos eventos gastronómicos de referecia do Algarve.

A festa começa no dia 30, um sábado, com uma noite de fados na Casa do Povo de Querença, às 21h30. No domingo, às 10 horas, abre ao público uma feira de exposição e venda de artesanato e produtos locais. Uma hora depois, às 11 horas, será dada a provar chouriça assada, seguindo-se, a partir das 13 horas,a quermesse da Comissão de Festas.

Sendo esta uma festa em honra de São Luís, não faltará a eucaristia, marcada para as 14h30, e a procissão pelas ruas da aldeia que lhe seguirá.

O ponto alto da festa, o tradicional leilão das chouriças, começa às 16 horas. A animação vai prosseguir pela tarde dentro, com a atuação do Grupo de Janeiras de S. Sebastião, às 17 horas, e um baile na Casa do Povo de Querença, animado pelo acordeonista Ruben Filipe, a partir das 19 horas. A festa é de entrada livre.

Festa das Chouriças 2_CM Loulé«Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa do género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa», ilustra a Câmara de Loulé.

«Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais», conclui a autarquia.

Comentários

pub