Festival de Música Al-Mutamid regressa para sete espetáculos no Algarve (com vídeo)

O Festival de Música Al-Mutamid, que pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, regressa a Lagoa, Olhão, Albufeira, Silves, Lagos e […]

Yaran EnsembleO Festival de Música Al-Mutamid, que pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, regressa a Lagoa, Olhão, Albufeira, Silves, Lagos e Loulé, para sete espetáculos a partir de de 29 de Janeiro.

Nesta 16ª edição, o festival fará uma viagem pela milenária civilização Persa, através da música e dança do grupo iraniano “Yaran Ensemble”, no dia 19 de fevereiro, no Cine-Teatro Louletano (Loulé) e no dia 20, no Auditório Municipal de Lagoa.

A música complexa e delicada que se inspirava nas culturas do Magrebe e do Médio Oriente também estará representada através dos grupos “Ensemble Alpharabius” e “Sons d’Al-Andalus”. Os primeiros vão atuar a 29 de janeiro, no Convento de São José (Lagoa), e a 30 de janeiro, no Auditório Municipal de Olhão.

Os “Sons d’Al-Andalus” darão um único concerto, no dia 6 de fevereiro, no Auditório Municipal de Albufeira.

Al-âla, ou música andalusí, que nasceu em Córdoba no século IX como um testemunho do profundo diálogo entre o sul de Espanha e o mundo árabe e do norte de África, também terá protagonismo neste festival, ao fusionar-se com o flamenco mais tradicional, apresentado pelo projeto “Alxaraf Flamenco Andalusí”.

Este espetáculo está marcado para 12 de fevereiro, no Teatro Mascarenhas Gregório (Silves), e no dia 13, no Centro Cultural de Lagos.

 

Comentários

pub