Casa Museu João de Deus recebe exposição de Maria João Franco

  A Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, recebe entre 21 de dezembro e 21 de janeiro a […]

 

casa museu joao de deusA Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, recebe entre 21 de dezembro e 21 de janeiro a exposição de pintura “Viajante na Memória”, de Maria João Franco. A mostra conta com a colaboração do escultor Silvestre Raposo.

Técnica mista sobre tela, grafite e tintas sobre papel são algumas das técnicas utilizadas nas obras expostas, que poderão ser visitadas nos dias úteis das 10h00 às 13h00 e entre as 14h30 e as 18h30.

Natural de Leiria, Maria João Franco frequentou o curso de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde teve como professores o pintor Gil Teixeira Lopes e o escultor Soares Branco.

Segundo a Câmara de Silves, «apesar de ter frequentado o curso de Arquitetura na ESBAP, o convívio com os colegas das Artes Plásticas, fizeram a artista retomar de novo o gosto pela pintura, aproximando-a também do pintor Nelson Dias, com quem viria a casar».

Ao longo da carreira a artista «tem desenvolvido inúmeros projetos pictóricos, tendo sido prestigiada com diversas distinções e em 2007 condecorada com a medalha “Mérito-Cultura” e com a Comenda da Associação dos Artistas Plásticos Brasileiros».

Recebeu, também, em 2007, 2008 e 2009 o Prémio MAC Prestígio – Movimento Arte Contemporânea (MAC) – Lisboa; em 2008 o Prémio MAC Pintura 2008; em 2010 o Prémio MAC’Hilário Teixeira Lopes – MAC e em 2010 o Prémio MAC’2010 Colaboração e Divulgação Cultural – MAC.

Em 2012 foi condecorada com a Medalha de prata da cidade de Leiria por mérito cultural e artístico.

Referindo-se a “tu não aconteces, quando eu te quero”, uma das exposições promovidas pela artista, Álvaro Lobato de Faria mencionou que o vigor e qualidade do conjunto das obras expostas iriam ocupar «um significativo lugar na excelente pintura que Maria João Franco vem construindo e a que já nos habituou, confirmando o grande talento e sobretudo a surpreendente qualidade técnica e criativa desta grande artista das artes plásticas do nosso país».

Comentários

pub