Câmara de Lagos cria espaço “Café & Livros, Leitura Ilimitada”

O edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos, oferece agora a iniciativa Leituras de Inverno, no “Café & […]

O edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos, oferece agora a iniciativa Leituras de Inverno, no “Café & Livros, Leitura Ilimitada”, um local para passar os olhos pelos livros, destinado a todos os funcionários e utentes do edifício.

Este espaço, a funcionar de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00, é o primeiro de vários que vão ser criados pelo  Projeto “Leiturália – Terra de Livros, Leituras e Utopias”, uma iniciativa cultural e literária da autarquia, desenvolvida pela Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas, que visa oferecer a todos os seus munícipes e visitantes espaços informais de leitura, no concelho de Lagos.

Os espaços “Leiturália” serão lugares personalizados, construídos para pequenos públicos, e funcionarão sempre em autosserviço, permitindo um contacto livre e muito pessoal entre os autores e os seus livros, e os leitores.

A leitura domiciliária também está assegurada,  mediante o cumprimento de determinadas regras de utilização. A oferta bibliográfica é totalmente renovada quatro vezes ao ano, acompanhando as mudanças de estação.

 

REGRAS de UTILIZAÇÃO do CAFÉ & LIVROS, LEITURA ILIMITADA:
1. Os documentos expostos são de acesso gratuito e destinam-se a todos os munícipes do concelho de Lagos.

2. Os livros, revistas e jornais podem ser lidos no local, ou requisitados, mediante o preenchimento da ficha de leitura domiciliária, a colocar na respetiva caixa.

3. A requisição só pode ser feita por leitores inscritos na Biblioteca Municipal de Lagos uma vez que, na ficha de leitura domiciliária, será necessário indicar o n.º de leitor.

3.1 Caso seja residente no concelho, mas ainda não esteja inscrito poderá fazer a sua inscrição no momento da requisição do livro, no próprio local, da seguinte forma:
♦ preencher, além da ficha de leitura domiciliária, a ficha de inscrição, disponível no local e colocar ambas na caixa de requisição (ficando apenas por preencher o nº de leitor);
♦ juntar à ficha de inscrição, uma fotocópia do seu Cartão de Cidadão ou Passaporte e a fotocópia de um documento que comprove a sua morada (por exemplo, o recibo da água, etc.), podendo estes dois documentos ser enviados por e-mail ([email protected]);
3.1.1 Após a receção da ficha de inscrição ser-lhe-á enviado para a sua morada o cartão da BML com o seu n.º de leitor.

4. O acesso aos CD, DVD e VHS é feito, exclusivamente por e-mail, formalizando o pedido para [email protected]. O artigo será, posteriormente, entregue no local.

5. Cada leitor pode levar para casa no máximo, 2 documentos (1 em formato de
papel) + 1 audiovisual.

6. O tempo máximo para a requisição domiciliária de 1 livro é de 15 dias, e para a
requisição de 1 revista, 1 jornal ou 1 audiovisual é de 5 dias.

7. Quando finalizar o tempo limite de empréstimo, o leitor devolverá o documento requisitado, colocando-o na caixa das devoluções, e informará a BML, por e-mail ou telefone, da sua devolução.

7.1 Caso o leitor necessite de mais tempo para finalizar a sua leitura, também deverá informar, por e-mail ou telefone, a BML.

Comentários

pub