Biblioteca de Faro presta homenagem ao poeta Manuel Madeira

O poeta algarvio Manuel Madeira vai ser homenageado na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, numa sessão que terá […]

Manuel MadeiraO poeta algarvio Manuel Madeira vai ser homenageado na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, numa sessão que terá lugar a 16 de Janeiro, às 16 horas.

A projeção do filme «Testemunho» de Adão Contreiras, a leitura de poemas por Paulo Moreira e diversas intervenções sobre a vida e obra do poeta, a cargo de Fernando Esteves Pinto, Adão Contreiras e de Adriana Nogueira são os pontos altos do programa.

No mesmo dia, será inaugurada uma exposição bibliográfica sobre a obra do poeta, que estará patente até ao fim de Janeiro.

«Manuel Madeira nasceu em São Bartolomeu de Messines, a 21 de Agosto de 1924, mas muito cedo foi levado para Faro, com a família, depois para Olhão, onde viveu até aos vinte cinco anos de idade, altura em que se deslocou para Lisboa e aí permaneceu durante mais de quarenta anos. Manteve uma luta continuada e determinada contra a ditadura, tendo sido um dos impulsionadores do encontro do MUD Juvenil em Bela Mandil. Data dessa altura a amizade profunda que sempre o uniu ao poeta António Ramos Rosa», segundo a Câmara de Faro.

Tem várias obras publicadas, sendo que a mais recente foi lançada em 2013, intitulada Universo Aberto com Trancas à Porta, editada pela 4Águas, editora que promove a sessão, em parceria com a Biblioteca de Faro.

Comentários

pub