Ana Figueiras sucede a Francisco Rosado na direção dos Encontros de Música Antiga de Loulé

O próximo Encontro de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado será dirigido pela louletana Ana Figueiras. A intérprete e […]

Ana Figueiras - C.M.Loulé - MiraO próximo Encontro de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado será dirigido pela louletana Ana Figueiras. A intérprete e professora de música foi a escolhida pela autarquia para dar continuidade ao legado de Francisco Rosado, grande mentor deste festival, que faleceu em 2015.

Este é um evento que já se realiza desde 1999, sempre sob a direção de Francisco Rosado, que «desde o primeiro momento imprimiu nos Encontros de Música Antiga de Loulé uma qualidade inquestionável, pelo que os mesmos se vieram a afirmar no panorama musical português como um polo de referência para solistas e grupos que pretendem divulgar repertório situado entre a Idade Média e finais do século XV», segundo a Câmara de Loulé. «Atualmente, estes Encontros de Música Antiga de Loulé são uma referência europeia», acrescenta.

O festival acontece, ano após ano, no início do outono, aliando os concertos, às masterclasses e às conferências com especialistas em Música Antiga. No seu âmbito passaram por Loulé nomes como Rui Vieira Nery e Jordi Saval.

A morte «inesperada» do principal dinamizador dos Encontros levou a Câmara a adicionar o seu nome à denominação oficial do festival e a procurar, dentro de portas, quem desse continuidade ao seu trabalho de 17 anos. A escolha recaiu em Ana Figueiras, uma antiga aluna de Francisco Rosado.

«A escolha para a Direção Artística dos Encontros de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado foi quase natural. Ana Figueiras é uma jovem louletana, foi aluna do professor Francisco Rosado, estudou Música Antiga, o que nos dá a garantia de continuar a trabalhar para manter a qualidade do evento e para que Loulé continue a ser o destino de eleição de muitos interpretes e estudiosos da Música Antiga», segundo o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo.

Segundo a autarquia, Ana Figueiras é uma jovem louletana, que cedo se apaixonou pela Flauta de Bisel e que se iniciou no mundo da música na Escola de Música de Loulé e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, enquanto aluna do professor Francisco Rosado.

Concluiu a licenciatura em Música Antiga, ramo Flauta de Bisel, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Pedro Couto Soares. Terminou os estudos de Mestrado em Música Antiga, ramo Flauta de Bisel no Lemmensinstituut – Leuven (Bélgica), sob a orientação dos professores Bart Spanhove e Bart Coen. Iniciou em Setembro de 2015 os estudos de Mestrado em Ensino da Música na ESML.

Realizou concertos em vários países europeus, nomeadamente na Bélgica, com o grupo de Música Antiga “Carnet de Cuisine”; na Holanda, com o trio “Dulci Suono” juntamente com os flautistas Bart Spanhove e Tom Beets; em Itália e na Áustria enquanto membro do consort de flautas internacional “Il fiati del Collegium Pro Musica” tocando com os flautistas Stefano Bagliano e Lorenzo Cavasanti.

É também Diretora Musical da companhia de teatro Ao Luar Teatro, onde realiza produções musicais e interpretação. Como professora, leciona Flauta de Bisel e Formação Musical no Conservatório de Música de Loulé.

Comentários

pub