Palácio do Tenente vai juntar nove artes debaixo do mesmo teto

Sete artes, mais duas, vão estar em destaque na sexta e no sábado, dias 20 e 21 de Novembro, no […]

7 Artes 1 PalácioSete artes, mais duas, vão estar em destaque na sexta e no sábado, dias 20 e 21 de Novembro, no Palácio do Tenente, em Faro, entre as 21 e as 2 horas.

O espaço cultural e de comércio colaborativo situado em plena baixa da capital algarvia vai dedicar uma sala do palacete que lhe dá nome a cada uma das sete artes “convencionais” – música, dança, teatro, pintura, escultura, literatura e cinema – , mas também arranjará espaço para divulgar a fotografia e a gastronomia.

Com a iniciativa «7 Artes, 1 Palácio», pretende-se «criar ambientes e momentos que juntem públicos, artistas e agentes culturais», segundo o Palácio do Tenente, que organiza o evento. Será dado espaço a criadores e projetos da região ou com forte ligação ao Algarve.

Para celebração da música, foi convidado Todd Sheldrick, membro da Orquestra Clássica do Sul, que irá proporcionar momentos musicais através de instrumentos diversificados. Na dança, Filipa Rodriguez apresenta a performance intitulada «E foi Assim» num dos salões do palacete.

Os alunos de Artes do Espetáculo do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira são os responsáveis pela arte do teatro e apresentarão a peça «Quase, quase, Prometeu». O cinema será garantido por Eduardo Pinto, que apresentará a sua curta metragem «Memória Fotográfica».

O Salão Nobre será o espaço da literatura, com as editoras 4Águas, Canal Sonora e Edições Cativa a promoverem duas noites de apresentações literárias e sessões de autógrafos com os autores Paulo Moreira, Fernando Pessanha, Adão Contreiras, Marco Mackaaij e Vítor Gil Cardeira.

Ernesto Ceriz é o representante da pintura numa exposição «que reflete questões do existencial e do imaginário» e na escultura estará patente uma exposição de Carlos de Oliveira Correia, artista com trabalhos de arte pública em vários concelhos do Sotavento Algarvio.

A fotografia e a gastronomia, apesar de não fazerem parte da «classificação mais convencional das 7 artes», nem por isso deixam de ter espaço, neste evento. No campo da fotografia, estará patente a exposição «InCompleta», de Tata Regala. A gastronomia será celebrada num showcooking, demonstração que será feita no âmbito do projeto Cavala Algarvia, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), na sexta-feira.

Comentários

pub