Investigação da UAlg CRIA Links com o tecido empresarial

Vários investigadores da Universidade do Algarve visitaram hoje, dia 18 de novembro, a Algardata para conhecer in loco as atividades […]

Vcria linksários investigadores da Universidade do Algarve visitaram hoje, dia 18 de novembro, a Algardata para conhecer in loco as atividades desenvolvidas pela empresa e explorar possibilidades de colaboração e «áreas de interesse comum». Esta atividade fez parte da iniciativa CRIA LINKS, lançada pela Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia.

Para Juan Pablo Correia, responsável pelos mercados internacionais e gestor de inovação da Algardata, «esta iniciativa permite perceber quais as dificuldades que os investigadores da UAlg têm, adaptando-as às nossas dificuldades e necessidades, sempre numa perspetiva de evolução futura, porque não vejo outra forma de progredirmos enquanto empresa, a não ser através da inovação», acrescentando ainda que «os investigadores são o culminar da inovação».

Contando com o apoio do CRIA, a Algardata já colabora com a UAlg em quatro projetos, mas, segundo a universidade, «esta reunião poderá abrir novas colaborações em áreas diferentes, designadamente no campo de Big Data, no domínio das tecnologias “ómicas” e em “modelling”».

Também Hugo Barros, coordenador do CRIA, considera que este trabalho de interface faz com que o CRIA sirva de intermediário entre as necessidades e o potencial que já existe, quer na UAlg, quer nas empresas. Por um lado, o «CRIA LINKS permite às empresas saber o que se faz concretamente na UAlg, e, por outro, aos investigadores conhecer o que é que as empresas estão a desenvolver no mercado e como é que se posicionam».

Este périplo, que conta com a participação de investigadores, recém-diplomados e alunos da UAlg, vai estender-se, segundo a academia algarvia, «a muitas outras empresas, de diversas áreas, promovendo, assim, a “variedade relacionada” e estimulando um conhecimento mais transversal e interligado entre o mundo empresarial e a academia».

As empresas que tiverem interesse em integrar esta iniciativa poderão manifestar o seu interesse, através do e-mail [email protected] ou do telefone 289 800 088.

Comentários

pub