Fotogaleria: Cavala Algarvia volta a “casa” para se mostrar e dar prémios

Antes do lume ser aceso e de começada a confeção dos pratos, já alguns curiosos se juntavam frente à mesa […]

Antes do lume ser aceso e de começada a confeção dos pratos, já alguns curiosos se juntavam frente à mesa do Chef José Domingos e da sua equipa de jovens colaboradores. Mas, mal se começaram a libertar os aromas, as fileiras engrossaram rapidamente, até porque havia a possibilidade de provar as iguarias que estavam a ser cozinhadas.

O Projeto Cavala Algarvia, do Centro de Ciências do Mar do Algarve, esteve no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, na passada segunda feira, para promover um show cooking e entregar os prémios do concurso «Cavala com Pinta», que desafiou miúdos e graúdos ilustrar o desenho de uma cavala, de forma original.

A sessão de entrega de prémios decorreu ao final da tarde de segunda-feira, dia 16 de Novembro, e consagrou Luna Džidić, de 24 Anos, residente em Faro, como a grande vencedora, a quem foi atribuído, entre outros prémios, um jantar para duas pessoas no restaurante Faz Gostos, na Vila Adentro da capital algarvia. Este trabalho foi escolhido de entre os dez finalistas, que receberão, todos eles, prémios.

Antes, e para demonstrar a todos que a cavala é um recurso que, além de abundante (logo, sustentável) e dona de caraterísticas que fazem dela um alimento saudável, pode ser muito saborosa, foi promovida mais uma demonstração culinária Cavala Algarvia. Desta vez, houve sessão dupla, uma a cargo do Chefe José Domingos e da sua equipa de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e a outra proporcionada por dois alunos da Escola Secundária José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, que deram a conhecer os fishburgers de cavala premiados que criaram.

No primeiro caso, foram confecionados dois pratos, um de «Tostinha de Ovos com Cavala Corada» e o outro de «Filetes de Cavala com molho de Amêndoa Tostada». Estas receitas, como as dos demais showcookings do Cavala Algarvia, estão disponíveis na página de Facebook do projeto.

De seguida, Adriana Ramos e André Martins, alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, acompanhados pelo professor Ricardo Bernardo, cozinharam, deram a provar e falaram sobre os seus fishburguers, receitas que mereceram menções honrosas, depois de terem sido escolhidas como finalistas do Desafio Culinário «FishGourmet, Solta o Chefe que há em ti», lançado pela Docapesca.

Comentários

pub