Aljezur espera vender mais de 30 toneladas de batata doce durante festival

Mais de 30 toneladas de batata doce vão ser consumidas em Aljezur nos próximos três dias, durante o Festival da […]

batata doce_5Mais de 30 toneladas de batata doce vão ser consumidas em Aljezur nos próximos três dias, durante o Festival da Batata Doce, que começa amanhã, no Espaço Multiusos da vila, e se prolonga até domingo. A Câmara Municipal espera, em 2015, atrair 30 mil visitantes ao certame que celebra a «melhor batata doce do mundo».

Em declarações ao Sul Informação, José Amarelinho, presidente da Câmara, adiantou que «este ano esperamos ultrapassar os 30 mil visitantes. As novidades são muitas, desde logo as formas mais improváveis de cozinhar a batata doce da “variedade Lyra”, trazidas pelas doceiras e os chefs que vão preparar este produto fantástico».

Ao nível do espaço, «haverá um novo stand da Câmara que, entre outras valências, vai permitir a descoberta do concelho. Aumentámos também o espaço de animação», revela o autarca.

Ao todo, mais de 100 stands vão marcar presença no Festival da Batata Doce, que é já muito mais do que isso. «As solicitações têm aumentado. Há uma procura cada vez maior. É mais do que um festival de gastronomia, é uma feira de atividades económicas, que assume grande importância para o concelho. Este ano, há entre 20 e 30 novos espaços de exposição, o que dá mais força a este grande festival gastronómico».

batata doce_6Segundo José Amarelinho, «este é um festival de grande importância que reforça o associativismo agrícola do concelho. É também uma homenagem aos produtores da batata Lyra que continuam a aumentar, tal como os hectares, no concelho de Aljezur, com esta produção. É um desafio que temos: queremos mais produção e os próximos festivais vão mostrar este crescimento».

O autarca estima que mais metade da produção do atual ciclo de apanha de batata doce do concelho seja escoada durante estes três dias de festival. «Segundo dados da Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur, este ciclo de apanha teve 60 toneladas e cerca de 30 toneladas vão ser consumidas nestes três dias. Este número reflete apenas a venda ao público da Associação de Produtores, que vende batata frita, batata assada ou batata por cozinhar. Se considerarmos todas as doceiras, todos os restaurantes que utilizam batata doce para confecionar os seus produtos, este número sobe exponencialmente», adianta José Amarelinho.

Esta procura elevada da batata doce “Lyra” reflete, para o presidente da Câmara, que «o consumidor está informado e procura o selo Indicação Geográfica Protegida».

Este ano, até a meteorologia ajuda a uma visita ao Festival da Batata Doce, «Não vai chover e o tempo vai estar algo frio, o que acaba por ser adequado para comer batata doce. Por isso, faço um convite para que as pessoas venham celebrar este produto de Aljezur, a melhor batata doce do Mundo. Depois, para além do festival, há praias, museus, monumentos, inúmeras atividades que se podem fazer em Aljezur nestes três dias», concluiu José Amarelinho.

 

 

Comentários

pub