Loulé volta a organizar Concurso de Presépios

A Câmara de Loulé volta a promover em 2015 o Concurso de Presépios. As inscrições decorrem até dia 20 de […]

Concurso de Presepios - C.M.Loule - MiraA Câmara de Loulé volta a promover em 2015 o Concurso de Presépios. As inscrições decorrem até dia 20 de novembro, sendo que os presépios vão ficar expostos no edifício do Atlético, na Rua 5 de Outubro, entre os dias 5 de dezembro e 6 de janeiro.

A iniciativa «pretende estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procura relembrar e encorajar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia – a construção do presépio», explica a autarquia.

O presépio para o concurso «poderá inserir-se numa de duas modalidades: o Presépio Tradicional Português, que deverá contemplar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo; ou o Presépio Tradicional do Algarve, armado em escadaria, com o Menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores».

Na construção dos presépios. podem ser utilizados quaisquer materiais, no entanto a autarquia louletana adverte que deve «dar-se preferência às matérias-primas existentes na região».

bannerAs inscrições podem ser feitas através do preenchimento do boletim de inscrição próprio e enviadas para a Câmara Municipal de Loulé – sector de Turismo ou para [email protected], juntamente com uma fotografia do presépio.

A classificação dos presépios será feita por um júri constituído por cinco elementos: três representantes da Câmara Municipal de Loulé, um representante das paróquias do Concelho de Loulé e um colecionador. A avaliação do júri acontece entre 27 de novembro e 4 de dezembro, altura em que vai ser conhecido o resultado do concurso.

Os três primeiros classificados recebem entradas gratuitas para duas pessoas para o Festival MED e espetáculos no Cine-Teatro Louletano, publicações e lembranças do concelho, «de acordo com a classificação obtida». A todos os participantes vão ser atribuídos certificados de participação.

Para mais informações ou esclarecimentos, deve ser contactado o setor de Turismo da autarquia louletana.

Comentários

pub