Governo de Passos Coelho tem 2 novos ministérios e 8 novos ministros

Dois novos ministérios (Cultura, Igualdade e Cidadania e ainda Modernização Administrativa), oito novos ministros, mas de resto mais ou menos […]

Pedro Passos Coelho_nuno costa_1Dois novos ministérios (Cultura, Igualdade e Cidadania e ainda Modernização Administrativa), oito novos ministros, mas de resto mais ou menos a mesma estrutura do governo anterior – estas são as novidades do elenco governativo que Pedro Passos Coelho apresentou esta manhã, no Palácio de Belém, ao Presidente da República Cavaco Silva.

Os novos ministros são, desde logo, os dois responsáveis pelos ministérios que se estreiam – a anterior secretária de Estado da Igualdade Teresa Morais será ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, e o constitucionalista Rui Medeiros será ministro da Modernização Administrativa.

Carlos Costa Neves, deputado do PSD e ex-líder do PSD/Açores, será o novo ministro dos Assuntos Parlamentares, uma pasta que sobrou do anterior ministério de Marques Guedes.

Mas, nos ministérios que se mantêm, também há alterações, a mais destacada das quais é a saída de Paulo Macedo, que cede a pasta da Saúde ao seu anterior secretário de Estado Leal da Costa.

Mas saem também Miguel Poiares Maduro, passando o ministro do Desenvolvimento Regional (e da Presidência) a ser Luís Marques Guedes, bem como Pires de Lima, a quem sucede Miguel Morais Leitão como ministro da Economia. Este último era secretário de Estado-adjunto de Paulo Portas e a sua promoção permite manter a quota de quatro ministros do CDS.

Na Justiça, sai Paula Teixeira da Cruz, que é substituída por Fernando Negrão, que era deputado. Na Educação e Ciência, o sempre polémico Nuno Crato dá lugar a Margarida Mano, ex-vice-reitora da Universidade de Coimbra, uma independente que encabeçou a lista da coligação por Coimbra.

Finalmente, Anabela Rodrigues, por muitos considerada um erro de casting do anterior governo, foi substituída por João Calvão da Silva, no ministério da Administração Interna. Calvão da Silva é presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD.

Além de Passos Coelho e Paulo Portas, continuam inalteráveis Maria Luís Albuquerque, Rui Machete, Aguiar-Branco, Marques Guedes, Assunção Cristas e Pedro Mota Soares.

O Presidente da República, que recebeu esta terça-feira o primeiro-ministro indigitado,deu luz verde à proposta de executivo que Pedro Passos Coelho apresentou. O novo executivo toma posse na próxima sexta-feira, dia 30 de Outubro, às 12h00, no Palácio da Ajuda.

 

Elenco do novo Governo:

Pedro Passos Coelho – primeiro-ministro
Paulo Portas – Vice-Primeiro-Ministro;
Maria Luís Albuquerque – Ministra de Estado e das Finanças;
Rui Machete – Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros;
José Pedro Aguiar-Branco – Ministro da Defesa Nacional;
Luís Marques Guedes – Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional;
João Calvão da Silva – Ministro da Administração Interna;
Fernando Negrão – Ministro da Justiça;
Jorge Moreira da Silva – Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia;
Assunção Cristas – Ministra da Agricultura e do Mar;
Luís Mota Soares – Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social;
Miguel Morais Leitão – Ministro da Economia;
Leal da Costa – Ministro da Saúde;
Margarida Mano – Ministra da Educação e Ciência;
Rui Medeiros – Ministro da Modernização Administrativa;
Teresa Morais – Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania;
Carlos Costa Neves – Ministro dos Assuntos Parlamentares

Comentários

pub