«Amar em Círculo» é um livro algarvio para ler, ver e ouvir

Já imaginou, enquanto lê um livro, ver – e ouvir – os diálogos das personagens? Ou mesmo interagir com o […]

ipad_semfundoJá imaginou, enquanto lê um livro, ver – e ouvir – os diálogos das personagens? Ou mesmo interagir com o protagonista em tempo real? Este cenário de quase ficção científica já chegou a Portugal. “Amar em Círculo” é o primeiro romance digital interativo português e o projeto foi desenvolvido em Faro.

Isa Mestre é a autora do livro “Amar em Círculo”, publicado em 2011, que vai ser adaptado para uma aplicação de iOS, que vai ser apresentada na FNAC de Faro no dia 31 de Outubro. Em conversa com o Sul Informação, Isa Mestre explicou o porquê de se ter lembrado de fazer este projeto.

«Uma das coisas que sempre me inquietou foi perceber que se estão a perder hábitos de leitura. Os jovens e até mesmo os adultos lêem cada vez menos. O meu objetivo com este projeto foi precisamente contrariar essa ideia. Trazer os leitores de volta ao caminho da literatura. Tentei fazê-lo criando um livro diferente do habitual, com elementos que, de algum modo, pudessem motivar o leitor a uma nova experiência de leitura», contou.

Esta nova experiência de leitura junta vídeo, áudio e redes sociais. «A aplicação nasce tendo como base o livro físico, mas tem como principal objetivo incutir-lhe interatividade e inovação. É uma ampliação do livro tradicional em papel, uma vez que inclui uma curta-metragem, o audiobook, entre outros recursos interativos», explica a autora.

À medida que o leitor vai lendo a história, pode ir vendo excertos da curta-metragem. «É uma curta-metragem fragmentada por capítulos, na qual cada excerto de vídeo conta a história daquele capítulo. Temos páginas só de interação, onde o leitor pode, através do toque, ativar determinadas partes da história. Há, por exemplo, uma visita a 360º a alguns espaços da narrativa», revela.

IMG_0304Há também a utilização de recursos externos, como vídeos do youtube e Facebook. «Vai haver uma ligação ao perfil do Facebook da personagem principal, onde se pode interagir com ele em tempo real».

No projeto, estão envolvidos atores, designers, programadores e até um músico, que em “Amar em Círculo” é ator, bem conhecido do público algarvio: João Tiago Neto, vocalista dos Nome.

«São, ao todo, 14 pessoas. Comecei por convocar os meus colegas de trabalho mais próximos – que trabalhavam na área do vídeo – para esta aventura. Depois, à medida que o projeto foi envolvendo mais colaboradores, foi cada vez mais fácil outras pessoas», conta Isa Mestre.

Para fazer tudo isto, não houve «qualquer apoio financeiro. Este projeto depende da boa vontade e do empenho de todos quantos nele decidiram participar. Todos trabalharam sem ganhar nada, apenas por comprometimento com esta ideia».

Apesar de este ser um projeto de Isa Mestre, contou com o apoio do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da UAlg, da qual a autora é membro colaborador.

A app, que vai ser de download gratuito, para já, vai estar apenas disponível para iOS, mas «há a ideia é alargar a outras plataformas», conclui Isa Mestre.

Comentários

pub