Visita guiada e exposição marcaram Jornadas do Património em Silves

A inauguração da exposição “Traços do Património” e a visita guiada “Passeando entre fábricas e cegonhas” foram, na sexta-feira, 25 […]

JEP Silves (7)A inauguração da exposição “Traços do Património” e a visita guiada “Passeando entre fábricas e cegonhas” foram, na sexta-feira, 25 de Setembro, os pontos altos das Jornadas Europeias do Património, em Silves.

Este ano subordinadas ao mote “Património Industrial e Técnico”, as comemorações abriram com a inauguração da exposição “Traços do Património”, que apresenta ao público os desenhos do Encontro Nacional de Urban Sketchers, que decorreu em abril no concelho.

Presentes estiveram alguns dos Urban Sketchers do Algarve, que puderam falar sobre os seus trabalhos. A exposição poderá ser visitada até dia 30 de novembro na torre de menagem do Castelo de Silves.

A iniciativa culminou com o passeio “Passeando entre fábricas e cegonhas”, visita guiada, por Manuel Ramos.

Aqui, cerca de duas dezenas e meia de participantes de várias nacionalidades puderam visitar algumas fábricas de cortiça e outros imóveis associados àquela indústria, e conhecer pormenores únicos sobre a época em que a cidade de Silves foi centro pioneiro da industrialização corticeira em Portugal.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países, e visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

A nível nacional este evento é coordenado pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), que também define o tema anual, e conta com a participação várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria.

“Património Industrial e Técnico” é o tema desta edição e pretende, segundo a DGPC, “sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar atualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro” remetendo-nos para um vasto conjunto do nosso património que “está permanentemente presente no nosso quotidiano, e foi-nos deixando um legado que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da industria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados”, todos eles testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas”.

Comentários

pub