“Restos” do ciclone Henri trazem chuva e vento forte

Os “restos” do ciclone tropical Henri vão trazer muita chuva e vento forte a Portugal Continental, amanhã e depois, dias […]

chuvaOs “restos” do ciclone tropical Henri vão trazer muita chuva e vento forte a Portugal Continental, amanhã e depois, dias 15 e 16, mas afetando sobretudo a região norte do Mondego.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uma depressão com origem no ex-ciclone tropical Henri, centrada no início do dia de hoje, 14 de setembro, a norte dos Açores, irá aproximar-se da Corunha na madrugada do dia 15, dirigindo-se para o Golfo da Biscaia durante a tarde.

Neste trajeto, irá verificar-se uma descida acentuada dos valores da pressão, atingindo o valor mais baixo,
inferior a 980 hPa, no Golfo da Biscaia no início da tarde de amanhã, dia 15.

avisos amanhãOs efeitos desta depressão no território do Continente irão prolongar-se até ao final do dia 16, originando precipitação forte e vento intenso as regiões a norte do Mondego.

As maiores quantidades de precipitação irão ocorrer no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, na tarde de 15 e noite de 16, onde poderão ultrapassar 100mm em 24 horas.

O vento forte começará por atingir as regiões do litoral Norte, na manhã do dia 15, e depois as regiões do interior
Norte e Centro, prolongando-se até ao final da manhã do dia 16, afetando com menor intensidade a região Sul.

Rajadas de vento da ordem de 90km/h atingirão a generalidade das regiões a norte do Mondego, prevendo-se rajadas superiores a 110 km/ nas terras altas.

Esta depressão irá também causar agitação marítima forte na costa ocidental portuguesa a norte do Cabo Raso.

Comentários

pub