Afonso Dias e Teresa da Silva levam as «Lendas do País a Sul» à Biblioteca de Silves

Afonso Dias e Teresa da Silva são os animadores do recital “Lendas do País do Sul”, que terá lugar na […]

Afonso Dias e Teresa da Silva2
Afonso Dias e Teresa da Silva – foto de Lenea Bispo

Afonso Dias e Teresa da Silva são os animadores do recital “Lendas do País do Sul”, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Silves, no dia 18 de setembro, às 21h30.

O conhecido cantautor algarvio, acompanhado de Teresa Silva farão um tributo a Francisco Xavier D’Athaide Oliveira, a partir do Romanceiro e Cancioneiro do Algarve (1905), de que o autor, natural do Algoz, nascido em 1843, foi autor.

Francisco Xavier D’Athaide Oliveira teve uma carreira como presbítero, advogado e escritor, tendo estudado em Coimbra e residido em Loulé, onde foi responsável pela Conservatória do Registo Predial.

Autor de diversas monografias de localidades algarvias (Algoz, São Bartolomeu de Messines, Loulé, Vila Real de Santo António, Estoi, entre outras), da biografia de D. Francisco Gomes do Avelar (bispo do Algarve), foi também jornalista e diretor do jornal “O Algarvio”. Faleceu em 1915, em Loulé, tendo deixado uma vasta obra.

As canções e poemas apresentados por Afonso Dias e Teresa da Silva darão a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por esta importante figura da vida cultural e literária algarvia.

Comentários

pub