Recolha de vidro orientada para estabelecimentos comerciais já arrancou em Lagos

O programa da empresa Algar  «Vidra-te em Mim», de incentivo ao correto encaminhamento de embalagens de vidro, já está em […]

Contentores Algar Baldeamento assistidoO programa da empresa Algar  «Vidra-te em Mim», de incentivo ao correto encaminhamento de embalagens de vidro, já está em funcionamento, em Lagos, desde final de Julho.

A empresa de gestão de resíduos algarvia instalou diversos ecopontos com sistema de baldeamento assistido, que fazem parte de um novo circuito de recolha especialmente orientado para o canal Horeca (Hotelaria, Restauração e Cafetaria).

Os equipamentos que foram recentemente instalados pela Algar, denominados Cyclea, «facilitam muito o processo da deposição das embalagens de vidro no ecoponto, realizado pelos estabelecimentos comerciais, uma vez que apenas será necessário utilizar um contentor, que será cedido pela ALGAR (120 litros), fixando-o ao ecoponto e, através de baldeamento assistido, o material contido no seu interior é descarregado rapidamente para o ecoponto do vidro», segundo a Câmara de Lagos.

Os ecopontos “especiais” podem ser encontrados na Marina de Lagos, na Rua Victor da Costa e Silva (Traseiras do Restaurante Adega da Marina), na Rua José da Conceição Conde (junto aos balneários públicos – Luz), na Praça Infante D. Henrique e na Avenida dos Descobrimentos (junto ao tribunal de Lagos).

Além do município lacobrigense, também o de Silves aderiu a uma primeira fase deste programa e passou a acolher equipamentos semelhantes.

A campanha «Vidra-te em Mim», segundo a Algar, «pretende promover o desvio dos recicláveis provenientes do comércio e serviços da eventual deposição em aterro; aumentar as quantidades de embalagens recicladas recolhidas; melhorar a qualidade desse material e eliminar a má prática (ambiental e social) da sua deposição à volta dos ecopontos existentes na via pública».

Os estabelecimentos lacobrigenses que estiverem interessados em depositar o seu vidro nos contentores cyclea deverão entrar em contacto com a Unidade Técnico-Ambiental da Câmara Municipal de Lagos, através do telefone 282 780 520.

Comentários

pub