Museu de Santa Clara-a-Nova vai ser inaugurado no sábado

O Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, situado em Santa Clara-a-Nova, Almodôvar, vai ser inaugurado este sábado, 8 de […]

Museu de Santa Clara a nova_01O Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, situado em Santa Clara-a-Nova, Almodôvar, vai ser inaugurado este sábado, 8 de Agosto, às 18 horas.

A obra, num investimento superior a 350 mil euros, teve como objetivo a recuperação e remodelação daquele espaço, que já existia desde a década de 80.

Numa área com mais de 1000 metros quadrados e com mais de 3000 peças expostas, este museu mostra as vivências em Santa Clara-a-Nova e no seu território desde o século IV a.C., até meados do século passado.

«Com esta nova museografia, pretendeu-se uma renovação que permita captar novos públicos, através de uma estratégica que aposta na inovação, com uma nova roupagem, bem como uma aposta na aproximação de gerações», salienta a Câmara Municipal de Almodôvar, responsável pelo investimento.

Com «uma linguagem e estética atrativas», o museu pretende ser um «marco diferenciador na museologia regional», acrescenta a autarquia.

Na entrada é dado a conhecer o território. Segue-se a exposição sobre o sítio arqueológico de  Mesas do Castelinho (Idade do Ferro, Romanização e Período Islâmico).

Entra-se depois na vertente etnográfica com os trabalhos agrícolas, seguem-se as atividades da aldeia e termina a visita com a casa alentejana, que se apresenta como a grande referência do museu, antes e agora.

O museu foi criado «com carinho e empenho» por Manuel Vicente Guerreiro, que angariou o espólio existente e trabalhou para a materialização do Museu Etnográfico, ao qual juntou o espólio arqueológico das Mesas do Castelinho.

A autarquia salienta que era, contudo, necessária a sua remodelação e recuperação, que agora culminou com o apoio o PRODER.

O concelho de Almodôvar, no Baixo Alentejo, tem ainda três outros museus: o MESA (Museu da Escrita do Sudoeste), o Museu Severo Portela e ainda o de Arte Sacra.

 

 

Comentários

pub