«Café com Letras» na Fnac de Faro apresenta livro sobre tradição oral de Monchique

A primeira sessão do «Café com Letras», marcada para 4 de Setembro, às 18h00, na Fnac de Faro, no Forum […]

livro monchiqueA primeira sessão do «Café com Letras», marcada para 4 de Setembro, às 18h00, na Fnac de Faro, no Forum Algarve, vai ser palco da apresentação pública do livro Lendas e outras memórias de Monchique – História, tradição e oralidade no Algarve, de Cláudia Diogo.

Tendo com mote o património imaterial do Algarve, o livro será apresentado por Natércia Magalhães, da Direção Regional da Cultura do Algarve (DRCAlg).

O livro é uma edição da Direção Regional de Cultura do Algarve, promovida no âmbito linha editorial que integra a coleção “ Algarve Obras Temática”.

O ciclo «Café com Letras» insere-se na estratégia de valorização, promoção e reforço da divulgação das Artes e das Letras no Algarve, sendo promovido pela DRCAlg, em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e com a FNAC Faro.

Cláudia Diogo nasceu em Lisboa em 1967, tendo residido durante a sua infância em Almada e em Faro.

Licenciou-se em Ciências da Comunicação e realizou um mestrado em História, iniciando a sua atividade profissional em Macau como jornalista.

Hoje reside em Monchique e é docente universitária, desenvolvendo também  projetos nas áreas do marketing e das artes visuais.

O trabalho sobre as Lendas e outras Memórias de Monchique decorre da investigação e dissertação desenvolvida no âmbito de tese de mestrado e revelou-se um estudo académico de grande valor e coerência técnica. Os registos da tradição oral que esta obra incorpora são surpreendentes na quantidade e na qualidade.

«O livro é particularmente oportuno porque está associado a uma janela de temporalidade estrita a partir da qual, este registo específico seria impossível ou seria alterado porque sujeito a novas formulações de pensar, viver e sentir. O texto escrito preservou definitivamente memórias monchiquenses que de outro modo seriam fugazes e tendencialmente desvanecidas com o passar do tempo», salienta a DRCAlg em nota de imprensa.

Comentários

pub