Objetos com 30 mil anos podem ser manuseados em Dia Aberto em Vale Boi

A Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi vai ter um Dia Aberto no dia 25 de julho, entre as 10h00 […]

valeboiA Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi vai ter um Dia Aberto no dia 25 de julho, entre as 10h00 e as 16h00. Os visitantes vão poder ver o trabalho de escavação arqueológica, observar e manusear artefactos com mais de 30 mil anos e esclarecer eventuais dúvidas com arqueólogos e alunos que se encontram a trabalhar em Vale Boi.

A iniciativa é promovida pelo Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Bispo.

O sítio arqueológico, localizado perto da EN125, entre Lagos e Vila do Bispo, foi descoberto em 1998 como resultado dos trabalhos de prospeção nos vales fluviais da Costa Vicentina.

Situada a leste da Ribeira de Vale Boi (concelho de Vila do Bispo), em frente da pequena localidade com o mesmo nome, a jazida paleolítica localiza-se a cerca de dois quilómetros da atual linha de costa.

Os vestígios arqueológicos apresentam uma dispersão superior a 10 mil metros quadrados, ocupando toda a vertente, que é limitada a Este por um afloramento calcário com 10 metros de altura e a Oeste pelo aluvião da Ribeira.

«Os trabalhos arqueológicos tiveram início no ano de 2000 e têm-se pautado pela intervenção em três áreas distintas da jazida, que revelaram uma longa sequência cronológica, iniciada há mais de 30 mil anos com os mais antigos elementos da nossa espécie em Portugal», explica a UAlg em nota enviada às redações.

Para além de artefactos de caça e de atividades diárias, segundo a Universidade do Algarve, «foram também exumados milhares de ossos de animais caçados, incluindo veado, auroque, cavalo, javali e coelho, que terão servido para a alimentação desses caçadores-recolectores, bem como leão, lobo, raposa e lince, provavelmente caçados devido às suas peles. O marisqueio fazia também parte da vida diária dessas primeiras comunidades humanas no Algarve».

No sítio arqueológico de Vale Boi, estão ainda presentes elementos de arte móvel, característica do período paleolítico na Península Ibérica.

Comentários

pub