Igreja de Santo António em Lagos só reabre na terça-feira

A Igreja de Santo António, em Lagos, deve continuar encerrada até ao próximo dia 21 de julho, terça-feira, para preparação […]

igreja de santo antónio lagosA Igreja de Santo António, em Lagos, deve continuar encerrada até ao próximo dia 21 de julho, terça-feira, para preparação dos trabalhos de pintura da abóbada e outros trabalhos de restauro e conservação do seu interior.

A igreja, classificada como monumento nacional graças ao seu interior revestido a talha dourada, fechou no passado dia 14 e deveria ter reaberto a 16, mas a intervenção em curso atrasou-se.

Há já algum tempo que vêm decorrendo obras de reabilitação neste imóvel, tendo a última decorrido entre outubro de 2013 e agosto de 2014, altura em foram detetados problemas na sua abóbada.

No dia 13 de agosto de 2014, a Igreja voltou a reabrir para visitas, ainda que de forma condicionada, colocando-se no seu interior uma estrutura coberta para garantir a segurança dos visitantes (uma vez que a situação não tinha a gravidade que se receou no início).

Agora, e no seguimento dessa obra, vão avançar os trabalhos de restauro da pintura da abóbada e outros trabalhos de restauro e conservação do interior da Igreja, cuja preparação está a levar mais tempo do que os três dias inicialmente calculados para o encerramento.

Nesse sentido, prevê-se que este equipamento esteja visitável a partir de dia 21 de julho, embora de forma condicionada.

A obra irá entretanto decorrer até Setembro. Até essa altura irão igualmente avançar a pintura exterior da Igreja e a renovação da sua instalação elétrica/iluminação (interior e exterior).

A Igreja de Santo António está classificada como Monumento Nacional e é um dos imóveis culturais mais visitados em Lagos e no Algarve.

A Câmara Municipal de Lagos pede desculpas «pelo incómodo causado» e «apela à compreensão de todos».

Comentários

pub